quarta-feira, 23 de março de 2011

VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA: WELLINGTON SALSICHA 20ª FAMÍLIA CABO FRIO

1- Como e quando você entrou na Força Jovem?
Eu comecei em 1993 para 1994 no Tri do Vascão no Carioca. 

2- Quem foi à pessoa ou as pessoas mais importantes para a Torcida e porque?
Roberto Monteiro, Marcelo Zona Sul e o Caico em especial !! 

3- Jogo inesquecível?
Vasco x Palmeiras na Copa Mercosul, aquela virada maravilhosa!!! 

4- Viagem inesquecível?
Vasco x Corinthians na Copa do Brasil de 2009, lá em São Paulo foi marcante!!! 

5- Fato mais marcante que você participou?
A Eleição da FJV na Rua Bela e a 20ª Família Região dos Lagos. 

6- Me fale um pouco sobre a 20ª Família? 
A 20ª Família teve o seu começo diretamente com Macaé e Arraial do Cabo,
Antigamente Macaé pertencia a Região dos Lagos de um tempo para cá com
divisão dos Municípios, Macaé se tornou Norte Fluminense com isso A Região dos Lagos ficou sendo representada por Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba, Araruama, Saquarema Búzios, Rio das Ostras e Maricá.
Assim foi formado a 20ª Família Região dos Lagos.
Ai começou o meu desafio, por que não tínhamos uma representatividade dentro da Torcida não éramos conhecidos e reconhecidos pela a instituição G.R.T.O.FORÇA JOVEM DO VASCO. 

Depois de um tempo fiz uma bandeira uma faixa chamando amigos para jogo direto de Kombi rsrsrsrs tirando dinheiro do próprio bolso tirando xerox e colocando nos ponto de ônibus avisando de excursão para jogo e hoje em dia sendo reconhecido pela a Diretoria da Torcida para mim e uma grande alegria muito me chamam de chato, bobo mais eu fiz isso por amor e faria tudo de novo, o que eu sinto pela minha Torcida e muito mais forte que isso tudo que está ai acontecendo falta de ideologia, amor, respeito, amizade e dignidade; não vou abandonar a Torcida que aprendi a amar e respeitar, vou fazer critica sim, mais construtiva para melhorar sempre a minha Torcida e isso ai FORÇA/+/JOVEM DO VASCO SEMPRE.
Força Jovem 20ª Família São Januário 2003

Força Jovem 20ª Família 2006

Força Jovem 20ª Família 2006

Força Jovem 20ª Família 2006

Força Jovem 20ª Família 2007

Força Jovem 20ª Família Correão Cabo Frio 2007

VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA: MARCELO CACHAÇA

1- Como e quando você entrou na Força Jovem?
Comecei a freqüentar as redondezas da FJV desde 1977, ia aos jogos com meu Pai e meu irmão, meu Pai gostava de ficar na Pequenos Vascaínos e eu e meu irmão perturbávamos pra ficar na FJV....rs.
Desde 1979 quando comecei na escolinha do Vasco, já ajudava a Torcida na bancada com os materiais, mas entrei oficialmente em 1982 e fiz minha carteirinha no ano seguinte 1983 quando me mudei pro RJ.


2- Quem foi à pessoa ou as pessoas mais importantes para a Torcida e porque?

Na administração da torcida destaco sem nenhuma dúvida Ely Mendes, Sueli Araujo, Marcelo He-Man e Roberto Monteiro.
Representando a ideologia da torcida diversos, posso citar alguns, Beto e Armindo Metralha, Alonso, Francisco Carlos (Português), Cebola, Buião, Arlindo, Jorge, André, Mula Manca, Rogério, Daise, Fernando Coelho, Marcelo Bicudo, etc.


3- Jogo inesquecível?

Vasco 5 x 4 Flamengo, Decisão do 2º turno do Carioca de 1977, vitória que nos deu o título. 1º Título Carioca que presenciei. 

4- Viagem inesquecível?
Muitas viagens maneiras, a que mais gostei foi a minha 1ª, contra a Portuguesa no Pacaembu pelo Brasileiro de 1984, goleada nossa 5 a 2 .....rsrs. 

5- Fato mais marcante que você participou?

Não destaco um fato isolado e sim todo o período do qual participei pelo fato de ter sido um período de muita resistência de todos os componentes, muita cumplicidade, dedicação e amizade que culminou no surgimento da maior organizada independente do País.

6- Livre, você pode falar o que quiser?

Gostaria apenas de desejar uma boa sorte a todos os irmãos da FJV para que resolvam os problemas de relacionamentos que existem em qualquer grande instituição, que administrem da melhor forma essas diferenças e que em um futuro próximo, tragam de volta ao convívio da Torcida, antigos componentes que suaram suas camisas e dedicaram grande parte de suas vidas para fortalecer essa instituição que sempre representou dignamente nosso amado Clube de Regatas Vasco da Gama.
Independente de farda, nosso ideal é o mesmo.
Vasco por Amor.

Ira Jovem 2010



VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA: YVANILDO BARROSO

1- Como e quando você entrou na Força Jovem?  
Comecei a freqüentar em 1973, pois sempre gostei de ver os jogos atrás do gol, passei a participar da Torcida Força Jovem mesmo em 1974.
2- Quem foi à pessoa ou as pessoas mais importantes para a Torcida e porque? 
Seria injustiça citar nomes pois poderia esquecer alguém, porém não posso deixar de citar o Ely Mendes nosso grande líder, um cara que tinha um enorme coração, que dedicou a sua vida ao Vasco.
3- Jogo inesquecível?
CRUZEIRO 1 X 1 VASCO EM 1974, Gol de Alfinete, esse jogo possibilitou o Vasco trazer a Decisão para o Rio e o VASCÃO ser pela 1ª vez CAMPEÃO BRASILEIRO.
4- Viagem inesquecível? 
A viagem do jogo citado acima, fomos com 15 ônibus para Minas, chegando no MINEIRÃO, tinhamos uns 1000 torcedores expremidos junto a grade, com o MINEIRÃO lotadasso, PORRA!!!! foi muito brabo, deviam ter quase 100 mil nesse jogo, e depois do fim do jogo aquilo virou um inferno, o jogo foi às 21 horas, e só pudemos sair umas 2 horas da manhã, de baixo de pedra da Torcida do Cruzeiro.
5- Fato mais marcante que você participou?
Foram muitas coisas que vivemos, vou citar 3 eventos muito legais em que participei. 

Não sei precisar em que ano foi, sei que foi na década de 70, foi realizado um Torneio de Futebol no Estádio de General Severiano ( o antigo Estádio do Botafogo), entre as Torcidas Organizadas de Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Dá para imaginar isso hoje em dia? Pois saiba que o Torneio rolou sem nenhuma briga, naquela época éramos adversários e não inimigos.
- Em 1977 após o VASCO ter sido CAMPEÃO CARIOCA, com um timaço, o Presidente Agartyno, nos confiou a organização da Festa da Vitória em São Januário, onde foi servido bacalhau português com batata, e chope liberado, dando tudo certo (que época hein!!! bacalhau com chope de graça para Torcida). 
- Em 1977 tivemos também o privilegio de Desfilar na Escola de Samba Uniâo da Ilha, no desfile de carnaval vestindo a camisa da FORÇA com as bandeiras da Torcida no enredo "DOMINGO" que falava de futebol.
6- Livre, você pode falar o que quiser?
Escrevendo o que você me pediu me veio na minha memória momentos muito legais que vivi na minha juventude dentro da Torcida, vitórias, viagens, namoros, festas, brigas não muitas, algumas derrotas sentidas, e fomos responsáveis em fazermos festas memoráveis no Maracanã, e sou de uma geração em o nosso querido Vascão não tinha times muito fortes, mais não entregamos os pontos, dividíamos o MARACA, COM QUALQUER UM, e soubemos fazer essa enorme Torcida crescer mesmo com todas as dificuldades.
 
Dou uma sugestão a você, para pedir a galera que tem fotos antigas para postar, pois não fiquei com nenhuma recordação daquela época, sei que a SUELI a nossa referencia até hoje é a unica que tem fotos daquela época, mais aquela danada tem um ciúme doido dessas fotos.   
Consegui passar toda essa paixão para meu filho que hoje tem 17 anos, ter virado um Vascaíno como sou, porém me aflige um pouco essa guerra que virou entre torcidas organizadas, e espero que isso um dia tenha fim.
Para finalizar gostaria de dizer que tenho grandes recordações na minha memória e acho que você, com sua iniciativa materializará com depoimentos e fotos de uma fase que eu jamais vou me esquecer.
Ano passado tive também uma das maiores alegrias quando meu filho defendeu o nosso VASCÃO no futsal do Vasco, no sub 17 da FFSERJ. 
Um grande abraço 
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS

Força Jovem Carteirinha 1976

segunda-feira, 21 de março de 2011

FORÇA JOVEM 1999: UH É MISTER M

Ele já se tornou uma figura tradicional nos jogos do Vasco. 
José Pedro, o Mister M, fez sua primeira aparição no Torneio Rio São Paulo, no jogo Vasco x Santos. 
“Ao ser entrevistado pela Tv Globo, ainda acertei o placar de 3 a 1. Virei notícia”, lembra José Pedro, que usou graxa e liquid paper para compor seu personagem. 
Com os diversos telefonemas anônimos, inclusive com ameaças de morte, ele agora só vai aos jogos escoltado pela Força Jovem. 
“Meu paletó virou troféu da Torcida Jovem do Flamengo e eu já tive até uma arma apontada para meu rosto. Em São Januário eu tenho liberdade, posso soltar minha fumaça e aparecer em vários pontos durante uma partida, sem ter o que temer”. 
Como parte do uniforme, Mister M utiliza uma camisa autografada por Amaral. 
“Eu tenho um ótimo relacionamento com os jogadores. O Juninho é o meu Rei, amigo especial, me deu a sua cesta de Natal e fez a felicidade das minhas 2 filhas”. 
Para José Pedro, a resposta mais gratificante vem das crianças. 
“Os torcedores mirins me pedem autógrafo, vivem me cercando. Eu acho o máximo. Eles são a prova de que pode torcer sem violência.”

Força Jovem Mister M 1999

Força Jovem Mister M 1999

Força Jovem Mister M 1999
Força Jovem Mister M 2010

segunda-feira, 14 de março de 2011

FORÇA JOVEM 1996: SEDE GONÇALVES DIAS

A Força Jovem mais uma vez mudou o local de sua Sede.
Ela passou a ser no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na Rua Gonçalves Dias 89, Cobertura 02. (1996-2003).

Força Jovem Sede Gonçalves Dias 1997
Força Jovem Sede Gonçalves Dias 1997
Força Jovem Sede Gonçalves Dias 2002
Força Jovem Sede Gonçalves Dias 2002
Força Jovem Sede Gonçalves Dias 2002
Força Jovem Sede Gonçalves Dias
Força Jovem Sede Gonçalves Dias Marcelo He-Man 1998

quarta-feira, 9 de março de 2011

FORÇA JOVEM 1992: NA MELHOR TORCIDA A MAIOR BANDEIRA

No dia 01 de Novembro de 1992, estreou no jogo Vasco 0 x 0 Bangu pelo Campeonato Estadual, em São Januário, mais foi na decisão da Taça Guanabara contra o Flamengo que teve seu dia de glória, a maior bandeira do Brasil mede 50 x 35, serviu para dar um toque a mais de emoção a festa Vascaína e principalmente a dos integrantes da FJV. 
Que depois de meses de trabalho intenso, foram oito fins de semana que se reuniram num regime de mutirão para finalizar o produto, isso foi possível graças ao clima de companheirismo que existe dentro da torcida e do espírito de união que reina entre todos, pois se o trabalho foi estafante, ao final, a confraternização e o sentimento de missão comprida e o orgulho de pertencer a um grupo que sempre estava disposto a superar barreiras, e o que gratificou a todos que não mediram esforços para concretizar o Bandeirão. 
Só para ter uma ideia de sua dimensão, se esta fosse estendida no gramado do Maracanã, ela ocuparia da linha do meio de campo até a entrada da grande área ou então de uma lateral a outra. 
É necessário para abri-lo mais de 40 pessoas e um caminhão para transportá-lo. 
Totalmente preta com o símbolo da Torcida no centro (O Eddie do Conjunto Iron Maiden, tal como na capa do disco "The Number of the Beast") a bandeira custou 8 mil dólares, já que foram gastos mais de 400 litros de tinta e mais de 1.700 m2 de pano, cerca de 20 pessoas trabalharam nele direto de sexta a domingo , tanto na confecção quanto na pintura, e foi patrocinado pelo empresário José de Moraes que era procurador de Bebeto, segundo o Presidente da FJV Márcio Bonfim, o Buião, o novo talismã só será usado nos dias de clássicos. 
- Essa é nosso xodó, por isso vamos ter um cuidado todo especial com ela. A Força Jovem tem 60 bandeiras e algumas faixas por isso nas partidas contra os times de pequeno e médio porte o nosso arsenal será suficiente. Buião que esta há 8 meses chefiando a facção  garante que além da ajuda financeira, o clima de companheirismo e o espírito de união que reinam na torcida foram essenciais para que o projeto audacioso fosse realizado. 
- Há anos vínhamos planejando fazer a maior bandeira do Brasil, talvez do mundo, e agora conseguimos, disse o Presidente que por enquanto ainda não pensa em fazer outra também gigantesca. Mas não descarta a possibilidade. 
- Da Força Jovem pode-se esperar qualquer ideia inovadora. Nós estamos sempre saindo na frente das outras.
 Duas pessoas ainda devem ser lembradas. Seu Andrade, zelador do Colégio IEPIC (Niterói), sempre disposto e empenhado a colaborar e ao pintor Conrado que riscou e contribuiu na indicação e sugestão das cores usadas.
 Muitos curiosos devem estar querendo saber onde é que a Torcida guarda o Bandeirão. 
O local é claro, é segredo absoluto. Afinal a traça da inveja deve estar louca para saber. 

Jornal da Força Jovem 1992
Jornal da Força Jovem 1992
Jornal da Força Jovem 1992
Jornal da Força Jovem 1992
Força Jovem 1992
Força Jovem 1992
Força Jovem 1992

segunda-feira, 7 de março de 2011

FORÇA JOVEM 1991: FESTA EM PRETO E BRANCO

Tendo o Vasco da Gama como uma paixão, provavelmente a maior de suas vidas, os torcedores quando não estão numa arquibancada fazendo uma festa em Preto e Branco com muito samba, geralmente estão sonhando com o dia em que reviverão esses momentos. 
Nos dias de grandes clássicos no Maracanã, a Força Jovem apresenta a multidão presente ao Estádio cerca de 80 bandeiras e uma bateria (chamada por eles de nota 10) composta por oito surdos, 15 repiniques, 15 caixas e uma quantidade enorme de chocalhos e tamborins.
“E estamos aprontando aquela que será a nossa maior bandeira, com 60 metros quadrados. Ela trará estampada nosso símbolo o Eddie, mascote da banda de heavy metal Iron Maiden,” diz Roberto Monteiro. 
O Eddie aliás, já aparece em alguns adesivos da Força.
Eddie, aliás já aparece em alguns adesivos da Força Jovem.
Sobre rivalidade entre Torcidas de Estados diferentes, eles explicam que ela fez com que surgisse também amizade, como é o caso do bom relacionamento que hoje une a Torcida do Vasco com a do Palmeiras, de São Paulo.
“Tudo começou num jogo entre Palmeiras e Flamengo no Maracanã. Naquele dia, torcedores do time paulista pediram a nós que levantássemos uma bandeira do Vasco no meio da Torcida deles, para mexer com os flamenguistas.
Começou ali então uma amizade que cresceu muito com o passar dos anos. Sempre que vamos a São Paulo somos bem recebidos por eles, e vice-versa quando eles vêm ao Rio”, diz Roberto, apontando para um troféu na estante dado pela Mancha Verde, uma das facção palmeirenses. 
Outra ligação dos Vascaínos é com a Torcida do Atlético Mineiro. Do mesmo modo, os rubros negros se consideram amigos dos torcedores do Corinthians, em São Paulo, e do Cruzeiro, em Belo Horizonte.
Nessas andanças, os jovens já estiveram em praticamente todos os Estados brasileiros e ainda em países como o Chile e o Paraguai. 
Também já enviaram representantes as últimas Copas do Mundo (1982, 1986 e 1990). Através dessas peregrinações eles fizeram contatos com Torcidas de países da Europa, e guardam hoje um grande acervo de fotos de Torcidas Italianas, Espanholas, Portuguesas, Alemãs, Inglesas e até Iugoslavas.  
A Força Jovem já chegou a ser tema de reportagem publicada na revista Italiana “Supertifo”, especializada em Torcidas Organizadas.
Fonte: Jornal O Globo 21 de Outubro de 1991    

Força Jovem 1990

Força Jovem Jornal O Globo 1991

sábado, 5 de março de 2011

FORÇA JOVEM 2010: ENTREVISTA ROGÉRIO MANTEIGA

Iremos começar uma série de entrevistas com antigos membros da Força Jovem e o primeiro deles é Rogério Manteiga, que foi um dos líderes da FJV durante muitos anos. 
Entrevista feita pelo Moderador da Comunidade no Orkut, Força Jovem Vasco da Antiga em 18 de Agosto de 2010.

QUANTOS ANOS DE FJV E COMO COMEÇA SUA TRAJETÓRIA NA FJV?
São 25 anos de FJV e mesmo afastado ainda me considero FJV, minha trajetória começa em 1985, foi por amor ao Vasco que ia aos jogos e comecei a ver o Marcelo He-Man puxando a Torcida e aquilo me encantou muito, depois então passei a fazer parte da FJV.

COMO ERA A FJV NOS ANOS 1980 E 1990 ?
A FJV ainda estava se organizando,crescendo e buscando seu espaço no cenário nacional, mas somente deu uma guinada a partir de 1987 e cresce muito, vindo depois a lançar a camisa de pano branca.

A FJV NOS ANOS 1980 NÃO ERA TAO GRANDE E MESMO ASSIM CONSEGUIU FORMAR UMA GALERA BOA,O QUE VOCÊ LEMBRA DESSA ÉPOCA?
De 1987 em diante a FJV passou a crescer bastante e ficar muito unida, conquista um respeito muito grande no cenário Nacional,e vira uma verdadeira FAMÍLIA,em que você tinha muita vontade de estar sempre com o pessoal,não só na Torcida como em qualquer ambiente da vida.

VOCÊ SEMPRE FOI UM DOS LÍDERES DA FJV, VOCÊ ERA AMIGO DE TODOS E SEMPRE FOI MUITO RESPEITADO, COMO FOI SER UM DOS GRANDES LIDERES NA HISTORIA DA FJV?
Ser um grande líder da FJV foi um orgulho muito grande, mas tem que amar a Torcida, o cara que realmente não amar a FJV não pode nunca ser considerado um grande líder.

VOCÊ FOI DE UMA GERAÇÃO DA FJV QUE FEZ HISTÓRIA E QUE ERA FORMADA POR GRANDES NOMES COMO: ELY MENDES, PASSA FOME, MULA MANCA, ANDRE E JORGE,  IRMÃOS METRALHAS, HADSON, ARLINDO, ANDRE NEGÃO, O QUE VOCÊ LEMBRA DESSA ÉPOCA E COMO FOI FAZER PARTE DESSA GERAÇÃO?
R: Fazer parte dessa geração foi um orgulho, todos são muito meus amigos, um orgulho mesmo e mais do que nunca eram todos Vascaínos, verdadeiros FJV, verdadeiros irmãos, tenho um prazer imenso do meu nome estar nessa história, eu amo essa rapaziada!!!

A FJV DA ANTIGA SEMPRE FOI MUITO UNIDA E ORGANIZADA, VOCÊ ACHA QUE ISSO FOI FUNDAMENTAL PARA TORNAR A FJV A TORCIDA MAIS RESPEITADA DO PAÍS?
Com certeza, a FJV sempre foi muito e o que me retrata esse respeito, foi quando nos dividimos em Famílias, a FJV realmente nos anos 80 e 90 era uma grande Família!!!

FALE DE UMA VIAGEM INESQUECÍVEL COM A FJV?
 Pode ser duas? (rsss). Na verdade são duas viagens inesquecíveis, a da briga de Piraí é uma que foi épica. A outra foi contra o Corinthians em 1988, além de ter um grande ódio da Torcida do Corinthians muito antes de eu ser da FJV, sempre tive também um ódio muito grande da Gaviões da Fiel, então botar aquela galinhada toda pra correr em frente ao Pacaembu foi realmente inesquecível.

A FJV JÁ TEVE MUITAS BATALHAS HISTÓRICAS COM TORCIDAS RIVAIS,QUAL DESSAS BATALHAS VOCÊ PODE DESTACAR COMO A MAIS HISTÓRICA DE TODAS?
A mais histórica sem duvidas foi em Piraí, nos éramos minoria e o pessoal do Flamengo estava em número bem maior, tínhamos dois ônibus,um só com a mulecada da FJV, naquele dia conseguimos uma vitória importante,mas não foi nada fácil, o pessoal do Flamengo estava completo com todos os frentes, lembro que cai no chão e o Arlindo me levantou na hora que eu ia tomar uma paulada na cabeça, a paulada passou raspando, depois fomos pra São Paulo e somente lá fui atendido no Posto Médico do Parque Antárctica com um corte no queixo, foi uma briga épica,onde tive o prazer de participar junto com meus amigos da Força!

VOCÊ É LEMBRADO, RESPEITADO E ADMIRADO ATÉ HOJE DENTRO DA FJV, COMO VOCÊ VÊ ESSE CARINHO TODO COM VOCÊ?
É uma coisa muito importante ser lembrado depois de muitos anos pelos integrantes da FJV,eu torno a frisar que somente quem ama a torcida sente esse sentimento, eu sou FJV sempre,apesar da política estar estragando a nossa Torcida hoje em dia, eu vou ser sempre FJV.

PERGUNTA LIVRE, PODE FALAR O QUE VOCÊ QUISER!
Gostaria de mandar um abraço para todos os meus amigos da Força, os Metralhinhas, André e Jorge, Passa Fome, Mourão, Arlindo Gordo, Hadson, Marcelo He-Man.....e todos os demais irmãos que deram sua vida pela FJV e dizer o seguinte: Peço muito a Deus que a Força volte a ser o que era antes, uma potência em Torcida e não isso que a gente ouve por ai, que a Força é uma Torcida dividida, e uma Torcida de PROTITUTO, uma Torcida que só visa o dinheiro e fama somente, infelizmente aquilo que nos batalhamos por décadas, meia dúzia de pessoas que não sabem nem o que é ser FJV ficam usufruindo dessa fama em beneficio Próprio.

OBRIGADO ROGÉRIO MANTEIGA PELA EXCELENTE ENTREVISTA CONCEDIDA A NOSSA COMUNIDADE FJV DA ANTIGA,FOI UM IMENSO PRAZER TE-LO CONOSCO!
R: Obrigado vocês, foi um prazer falar com os amigos de novo.....um abraço para todos da FJV!!! Assinado: Rogério Manteiga ,desde 1985.......Força Jovem pra sempre!!!

Fonte: Entrevista feita pelo Moderador da Comunidade no Orkut, Força Jovem Vasco da Antiga em 18 de Agosto de 2010.

Força Jovem Rogério Manteiga e Antônio Mula Manca 1988

Força Jovem Rogério Manteiga e Antônio Mula Manca 1988

Corinthians x Vasco 1990

Capitão Léo da Torcida Jovem do Flamengo Piraí em 1989

Piraí em 1989
Piraí em 1989

Força Jovem Rogério Manteiga Sede Jornal dos Sports 1991

VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA: EDUARDO BRIZA

1- Como e quando você entrou na Força Jovem?
Entrei na FJV em 1981. Mas naquela época não se dava muita importância a carteirinha e uniforme. A Força começou a se organizar neste sentido bem depois. 
Eu já havia ficado próximo da Força no carioca de 1980, mas não freqüentava! 
Pode-se dizer que a galera que eu freqüentava, todos de Niterói, fomos o que seria a primeira  7ª Família. Mas esta divisão em Famílias veio bem depois, pois dizíamos que éramos da Força Jovem - Niterói!! 
Tivemos depois uns problemas internos com o pessoal do Rio e acabamos fundando a Leões da Colina em 1982. Apesar de estar em outra Torcida Organizada, sempre estava junto com o pessoal da Força, em viagens, Basquete etc. Com o fim da Leões da Colina em 1988 e a criação da Anarquia, acabei retornando pra FJV como muitos outros. 
E presenciei toda a reestruturação da Torcida!!


2- Quem foi à pessoa ou as pessoas mais importantes para a Torcida e porque?
Várias pessoas pra mim foram importantes pra FJV, mas destaco principalmente o Ely Mendes, pessoa com quem tive o privilégio de conviver e ficou a frente da Torcida nos bons e maus momentos durante vários anos!! 
O Roberto Monteiro que a partir da sua presidência, a FJV começou realmente a ser temida pelas demais e o Marcelo He-Man que organizou bem está questão de bandeiras, camisas, ou seja, a estampa da Torcida, a imagem que acostumamos a ver até hoje!
Digo isso, pois eu lembro que a Força Jovem parecia um exército de Branca Leone, cada um ia com uma camisa, às vezes era do Vasco e outras Torcidas menores eram mais organizadas neste sentido!

3- Jogo inesquecível?
Jogo inesquecível foram muitos! O Vasco é como sempre digo, gosta de ganhar do jeito mais difícil!! É pra quem tem coração forte!! Mas o 2x0 contra os mulambos em 1981, quando eles tinham um timaço, dois gols do Roberto. 
A virada contra os flores na Taça Rio de 1988, 2x1. Quem viveu sabe que naquela época o Vasco não dava sorte contra eles! E viramos o jogo faltando 4 ou 5 minutos pra acabar!!
O gol do cocada também histórico em 1988!!
E claro o gol do Sorato no Morumbi não tem como esquecer em 1989 !! 
Tem também o gol do Tita em 1987 que este eu cantei a pedra antes, disse que seria 1x0 com gol dele!!

4- Viagem inesquecível?
Fiz várias viagens, mas a mais inesquecível foi com certeza a Decisão do Brasileiro de 1989! Invadimos o Morumbi e demos show na arquibancada! Os caras ficaram bolados com a gente! No lado de fora, parecia que estava no Rio, só via camisa do Vasco!
Fora às merdas que a galera fazia e muita zoação! Foi um dia pra ficar na memória! Quem viveu isso viveu, pois não tem mais como repetir isso! Lembro que parecia que era dia de jogo do Vasco na noite anterior ao jogo, de tanta gente que tinha no lado de fora de São Januário pra pegar os ônibus!!

5- Fato mais marcante que você participou?
Fato marcante são vários mais um que me deixou de certa forma orgulhoso foi quando antes de um Vasco x Mulambos invadimos o lado deles e saímos puxando faixa e bandeiras deles. Inclusive aquela do Mais Querido do Brasil fui eu que chamei a atenção e saímos rebocando!! 
Depois pra voltar pro nosso lado foi brabo, pois o policiamento veio com tudo, mas eu estava sem a camisa da Força e passei despercebido!! KKKKKKKKKK. Teve um jogo de Basquete em Olaria que deu um rebuliço danado, e colocamos todos eles pra correr!! Nunca vi tanta gente saindo pelo mesmo buraco em tão pouco tempo!! Este jogo inclusive passou no Globo Esporte na época!!


6- Livre, você pode falar o que quiser?
Enfim, sempre procurei participar da Torcida da melhor forma possível. Com amor ao Vasco e a FJV!! 
Cheguei muitas vezes cedo ao Maracanã, levava comida ou comia lá no restaurante. As organizadas entravam tudo pelo portão 18, não tinha essa divisão. Muitas vezes a porrada comia! Entrei muito com a credencial que a Suderj distribuia. Os tempos eram outros, o Maraca era bem diferente de agora. Uma final dava mais de 120 mil pessoas fácil!! Me orgulho de ter vivenciado essa época. Ficava o domingo inteiro por conta de Torcida e Vasco, mas não me arrependo.

Força Jovem 1994

VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA: MAURO ARAUJO

1- Como e quando você entrou na Força Jovem?
Sempre freqüentei Estádios desde garoto, já que sou de uma família Vascaína. 
Entrei por influência dos meus irmãos que já eram da FJV desde 1987. 
Comecei a freqüentar a Força em 1992, meu 1º jogo foi Vasco 0 x 0 Santos pelo Brasileiro de 1992 em São Januário. 
Em 1993 fiz a minha 1ª carteirinha da Torcida, a partir dali já virei um verdadeiro FJV.

2- Quem foi à pessoa ou as pessoas mais importantes para a Torcida e porque?
Desde que eu comecei a acompanhar os 2 “Principais” foram Roberto Monteiro (Revolucionou) e Marcelo He-Man (Manteve no topo). Mas vou citar algumas outras de destaque, como o precursor Ely Mendes, aí vem Sueli Araujo, Carlos Português, Barril, depois veio Roberto Monteiro, Marcelo He-Man, Cebola, Irmãos Metralhas (Armindo e Beto), André Negão, Metralinhas (Humberto, Roberto e Silvano), Arlindo Gordo, Hadson, Manteiga, Fusca de Niterói, Caico, Japão de Marechal, Marcelo Chinaider, Passa Fome, Léo da Pavuna, Marcondes, os irmãos André Rico e Jorge, Betão do Grajaú, Dayse, Abóbora de Jacarepaguá, Robinho Negão, Robinho de Bento Ribeiro, Helio de Magé, Flávio de Cabo Frio, Telon, Marcelo Zona Sul, Marcio Lobo, Fábio Boca, Fábio Kenkas, Meus irmãos, Abraão, Negão da Zona Sul (Esses da minha área 5ª Família) e etc ... sempre admirei essa galera, foram eles e tantos outros que botaram a FJV no topo do Brasil.

3- Jogo inesquecível?
Jogos, (Vasco 1x0 Flamengo gol do Cocada- Carioca de 88), (Vasco 4x1 Flamengo, 3 do Edmundo- Brasileiro de 97), (Vasco 4x3 Palmeiras, 3 do Romário- Mercosul de 2000).

4- Viagem inesquecível?
Cruzeiro 1 x 3 Vasco no Mineirão, Brasileiro de 2000, não somente pelo jogo e sim por toda semana que antecedeu esse jogo, na verdade 2 semanas, foram 2 semanas maravilhosas da minha vida em termos de futebol, o jogo foi em um sábado, quase 30 ônibus da FJV, antes da viagem, estávamos todos virados pois na quinta feira comemoramos o Estadual de Basquete em cima do Botafogo no Maracanãzinho, no mesmo dia antes do Basquete estava em São Januário comemorando o Título da Mercosul em cima do Palmeiras, fomos virado para o Aeroporto receber o time do Vasco, de lá fomos na carreata para São Januário comemorar e de lá para o Basquete, 3 dias depois veio a viagem ao Mineirão, na semana seguinte fomos para o Parque Antártica para a Final do Brasileiro contra o São Caetano, 2 semanas inesquecíveis.

5- Fato mais marcante que você participou?
Foram alguns, vou citar 3 momentos marcantes.
1- Final do Carioca de 1993, a FJV incendiou o Maracanã, nunca tinha visto aquilo.
2- Final do Carioca de 1994, a Força incendiou o Maracanã de novo, até hoje lembro do meu short sujo da poeira dos fogos.
3- Inauguração da Sede (Galpão) da Rua Bela em 2003, foi um marco para a Torcida, aquela Sede estava a altura do potencial verdadeiro da Força Jovem.

6- Livre, você pode falar o que quiser?
O potencial da FJV é algo fora do normal, espero que um dia a galera fique ciente de que guerra entre si não leva a nada, isso só enfraquece a nossa Torcida, espero um dia ver a FJV dos anos 90 novamente, aquela Torcida que colocou o Brasil na sua mão, felizmente eu participei dessa época. Tenho orgulho de dizer que já fiz parte desse manto branco que é temido e respeitado no Brasil inteiro. Abraços a todos os guerreiros que mesmo afastados como eu, defende essa camisa com afinco.

Força Jovem Sala de São Januário 2000

VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA: SUEL 19ª FAMÍLIA CAMPOS

1- Como e quando você entrou na Força Jovem?
Entrei para a FJV no ano de 1999 mas usava as roupas da 19ª Família desde 1997. Com 14 anos na época a dificuldade em entrar para a agremiação era a minha família e a minha idade. Já com 16 anos meus pais já não conseguiram segurar e entrei para a maior Família do Mundo.

2- Quem foi à pessoa ou as pessoas mais importantes para a Torcida e porque?
Dentro da minha Família posso citar a disposição do Vinicius Birigui, a Lealdade do parceiro Conrado (de uma época que a maioria dos Vascaínos do bairro dele formava na Raça por questões de facção ele se manteve fiel às origens), a organização e dedicação de irmãos como Bruno Magrinho, Faúna , Chicão, Saci, a franqueza e a seriedade do Junior, meu parceiro Rodrigo puro coração, a galera da antiga que fizeram o nome da 19ª Família, Vanderlei,Vinicius Maluco, Mauricinho, Lenildo, Magelo, Nonô, Willa, são muitos...
Na FJV geral Charles da sede, Passa Fome, Ely, Japão, Serginho, Joubert, Smith, Charles e Jefferson da 7ª Família, Roberto Monteiro, pela história Dona Dulce.

3- Jogo inesquecível?
Vou te pedir um espaço a mais, vou citar dois. A queda do Vasco para a Série B, onde conhecemos o fundo do poço. Vários amigos chorando, não querendo acreditar que o nosso Clube, o nosso amor incondicional estava na série B.
Após passar por isso, não iria me perdoar nunca se não estivesse presente no retorno. Contra o Juventude estava lá no Maracanã e para variar chorei mais uma vez pelo meu Clube de Coração! 

4- Viagem inesquecível?
Posso citar uma que mostrou o poder das Famílias de fora. Pelo Brasileiro do ano 2010 contra o Atlético-MG invadimos BH e cantamos o jogo todo. Presença marcante das Famílias como a 19ª, 20ª, 17ª, 22ª, 27ª...Acredito que somos muito mais fortes do que imaginamos.

5- Fato mais marcante que você participou?
A transição na liderança da 19ª Família em que Birigui se afastou e colocou o meu nome na pauta. Eu falei que só aceitaria se fosse de forma unânime. Só que já tinha pedido a dois diretores para não votar a favor do meu nome. O parceiro Birigui descobriu e não teve jeito ,assumi a 19ª Família e graças a Deus juntamente com uma Diretoria conseguimos fazer um belo trabalho.

6- Livre, você pode falar o que quiser?
Irmão primeiro queria agradecer ao bonde dos Dinossauros pelas constantes aulas de amor a FJV. Que Deus conserve pessoas como vocês próximas da gente. 
Queria que vocês tivessem a certeza que vocês influenciam muita gente dentro da FJV. Sei que o nosso momento não é bom, ou melhor é péssimo, mas ainda acredito em dias melhores. Acredito no dia que chegarei em São Januário e verei a maior Família do mundo mais uma vez na arquibancada. 
Todos num só coro, curtindo as mesmas coisas, vivendo e torcendo em família como sempre foi de costume. Desculpe se algum dia magoei alguém dentro dessa agremiação, se de alguma forma contribui para a desagregação do bonde. 
Sempre sonhei em ser Força Jovem, ser 19ª Família. Quando morrer posso me considerar um cara realizado. Pertenci a Maior Família do Mundo. Fiz amigos, vivi experiências que com certeza não viveria se não fizesse parte da Força Jovem.

Força Jovem 19ª Família Bandeira da década de 90