sábado, 5 de março de 2011

VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA: EDUARDO BRIZA

1- Como e quando você entrou na Força Jovem?
Entrei na FJV em 1981. Mas naquela época não se dava muita importância a carteirinha e uniforme. A Força começou a se organizar neste sentido bem depois. 
Eu já havia ficado próximo da Força no carioca de 1980, mas não freqüentava! 
Pode-se dizer que a galera que eu freqüentava, todos de Niterói, fomos o que seria a primeira  7ª Família. Mas esta divisão em Famílias veio bem depois, pois dizíamos que éramos da Força Jovem - Niterói!! 
Tivemos depois uns problemas internos com o pessoal do Rio e acabamos fundando a Leões da Colina em 1982. Apesar de estar em outra Torcida Organizada, sempre estava junto com o pessoal da Força, em viagens, Basquete etc. Com o fim da Leões da Colina em 1988 e a criação da Anarquia, acabei retornando pra FJV como muitos outros. 
E presenciei toda a reestruturação da Torcida!!


2- Quem foi à pessoa ou as pessoas mais importantes para a Torcida e porque?
Várias pessoas pra mim foram importantes pra FJV, mas destaco principalmente o Ely Mendes, pessoa com quem tive o privilégio de conviver e ficou a frente da Torcida nos bons e maus momentos durante vários anos!! 
O Roberto Monteiro que a partir da sua presidência, a FJV começou realmente a ser temida pelas demais e o Marcelo He-Man que organizou bem está questão de bandeiras, camisas, ou seja, a estampa da Torcida, a imagem que acostumamos a ver até hoje!
Digo isso, pois eu lembro que a Força Jovem parecia um exército de Branca Leone, cada um ia com uma camisa, às vezes era do Vasco e outras Torcidas menores eram mais organizadas neste sentido!

3- Jogo inesquecível?
Jogo inesquecível foram muitos! O Vasco é como sempre digo, gosta de ganhar do jeito mais difícil!! É pra quem tem coração forte!! Mas o 2x0 contra os mulambos em 1981, quando eles tinham um timaço, dois gols do Roberto. 
A virada contra os flores na Taça Rio de 1988, 2x1. Quem viveu sabe que naquela época o Vasco não dava sorte contra eles! E viramos o jogo faltando 4 ou 5 minutos pra acabar!!
O gol do cocada também histórico em 1988!!
E claro o gol do Sorato no Morumbi não tem como esquecer em 1989 !! 
Tem também o gol do Tita em 1987 que este eu cantei a pedra antes, disse que seria 1x0 com gol dele!!

4- Viagem inesquecível?
Fiz várias viagens, mas a mais inesquecível foi com certeza a Decisão do Brasileiro de 1989! Invadimos o Morumbi e demos show na arquibancada! Os caras ficaram bolados com a gente! No lado de fora, parecia que estava no Rio, só via camisa do Vasco!
Fora às merdas que a galera fazia e muita zoação! Foi um dia pra ficar na memória! Quem viveu isso viveu, pois não tem mais como repetir isso! Lembro que parecia que era dia de jogo do Vasco na noite anterior ao jogo, de tanta gente que tinha no lado de fora de São Januário pra pegar os ônibus!!

5- Fato mais marcante que você participou?
Fato marcante são vários mais um que me deixou de certa forma orgulhoso foi quando antes de um Vasco x Mulambos invadimos o lado deles e saímos puxando faixa e bandeiras deles. Inclusive aquela do Mais Querido do Brasil fui eu que chamei a atenção e saímos rebocando!! 
Depois pra voltar pro nosso lado foi brabo, pois o policiamento veio com tudo, mas eu estava sem a camisa da Força e passei despercebido!! KKKKKKKKKK. Teve um jogo de Basquete em Olaria que deu um rebuliço danado, e colocamos todos eles pra correr!! Nunca vi tanta gente saindo pelo mesmo buraco em tão pouco tempo!! Este jogo inclusive passou no Globo Esporte na época!!


6- Livre, você pode falar o que quiser?
Enfim, sempre procurei participar da Torcida da melhor forma possível. Com amor ao Vasco e a FJV!! 
Cheguei muitas vezes cedo ao Maracanã, levava comida ou comia lá no restaurante. As organizadas entravam tudo pelo portão 18, não tinha essa divisão. Muitas vezes a porrada comia! Entrei muito com a credencial que a Suderj distribuia. Os tempos eram outros, o Maraca era bem diferente de agora. Uma final dava mais de 120 mil pessoas fácil!! Me orgulho de ter vivenciado essa época. Ficava o domingo inteiro por conta de Torcida e Vasco, mas não me arrependo.

Força Jovem 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário