sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

FORÇA JOVEM E TOV 1982: FOGUEIRINHAS NO MARACANÃ

Como as Torcidas Organizadas levavam muito papel era comum no fim dos jogos torcedores juntarem esses papeis e colocar fogo em plena arquibancada.
“A ASTORJ se pronunciou pela coluna, muitas vezes, no intuito de garantir segurança dos torcedores no estádio. Prova disso são os constantes pedidos para que as torcidas não utilizassem fogos de artifício nas partidas, tampouco fizessem “fogueirinhas”.
Era comum que a entrada dos times no gramado fosse recepcionada por rolos de papel higiênico, fazendo um espetáculo visualmente bonito. Contudo, após os jogos, torcedores que permaneciam na arquibancada queimavam os restos desse papel e, em alguns momentos, acabavam provocando queimaduras.”
Fonte: Jornal dos Sports 04 de Setembro de 1982 e TEIXEIRA, Leonardo Antônio de Carvalho. “Congregar, Congraçar e Unir: a atuação da Associação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro (1981-1989)”. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.

APELO DE ELY MENDES
Ely, da Força Jovem do Vasco pede aos Vascaínos que forem hoje ao Maracanã para evitar as fogueirinhas de depois dos jogos, pois isso, além de ser perigoso em si, costuma provocar brigas entre torcedores.
Fonte: Jornal dos Sports 15 de Junho de 1982

Força Jovem 1982

TOV Maracanã 1982

Força Jovem Jornal dos Sports 1982

Um comentário: