quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FORÇA JOVEM 1977: O.N.T.R. ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE TORCIDAS REUNIDAS

“A Força Jovem comunica a todos os torcedores vascaínos que fomos convidados a integrar a ‘Organização Nacional de Torcidas Reunidas’  O.N.T.R., como representantes de toda a galera Vascaína. 
Os contratos serão assinados esta semana, esperamos que já no Campeonato Carioca todos os associados e admiradores desta Torcida assim como todos os torcedores do Vasco possam tomar conhecimento deste grande empreendimento feito pelos líderes da O.N.T.R., Força Jovem e demais Torcidas.
 Não fugiremos às nossas tradições, de sempre servir ao Vasco e nunca ser servido por ele, não visaremos lucros nem tampouco promoções particulares.
 Esta organização englobará todas as maiores Torcidas do Rio de Janeiro e bem como (futuramente) do Brasil.
Nós da Força Jovem fomos a favor da ideia devido aos itens abaixo relacionados: 

a) O torcedor Vascaíno passa o ano indo aos Estádios, vendo o Vasco jogar (de Março a Dezembro) e fica, no período de férias dos jogadores, longe das pessoas que ele convive nos Estádios: o porquê de ele não ter uma associação onde pudesse se divertir, onde pudesse encontrar uma vasta programação social, cultural e esportiva, etc.

b) Facilitar o trabalho das autoridades policiais em dias de jogos, pois devido à imensa facilidade (para muitos) de se formar uma torcida existe hoje no Maracanã um número infinito de Torcidas fantasmas que muitas vezes chegam a brigar para colocar uma faixa no alambrado. Existem muitas torcidas, mas poucas têm uma diretoria responsável para responder pela sua facção, pois na hora h seus responsáveis desaparecem, assim como todo o restante. Em suma, acabar com as brigas no Maracanã.

c) Colaborar com o Governo Federal, que desde o ano passado tenta acabar com os palavrões em conjunto nos Estádios. Embora já tenha virado rotina nós pensarmos em acabar com este tipo de palavras, a longo prazo.

 Para colocar em prática todos estes planos, contamos com a ajuda de empresas de grande porte. 
Do que foi explanado, gostaríamos de ouvir sua opinião, hoje no Maracanã, se você puder entrar em contato com algum membro diretor de nossa Torcida e dar sua opinião seria bom para nós e bom para você.
Pois a Organização será criada em seu benefício. 
Hoje tem Maracanã, Vascão 1977 x Frente Retraída (Flamengo). 
O Vasco jogará com seus novos contratados, Orlando, Geraldo, Ramon e Dirceu, enquanto a frente ampla anuncia, anuncia mas só traz ferro velho para jogar mais um ano. 
Será que o Paulo César (Inter) virá jogar, ou quem sabe o Cláudio Adão, veremos na hora.
Hoje no Maracanã como é de tradição a Torcida Força Jovem entregará a Dirceu uma placa comemorativa a sua estréia com a camisa do Vasco, para tal já conseguimos autorização da Federação Carioca de Futebol. 
Você sabe por que a cada ano que passa nós ficamos maiores? 
Pois enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal e a Força Jovem a maior, a melhor e a mais atuante Torcida do Rio de Janeiro. 
Doa a quem doer". 
Disse Luíz Marrucho, Departamento de Relações Públicas da Força Jovem – RJ.
Fonte: Jornal dos Sports 13 de Fevereiro de 1977

LIVRO: O CLUBE COMO VONTADE E REPRESENTAÇÃO, O JORNALISMO ESPORTIVO E A FORMAÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DO FUTEBOL DO RIO DE JANEIRO
 Em trabalho de Bernardo Buarque de Hollanda (2009), uma comunicação da Força Jovem do  Vasco, no Jornal dos Sports, trata do convite à Torcida para o ingresso na Organização Nacional de Torcidas Reunidas (ONTR), que visava englobar todas as maiores TOs do Rio de Janeiro e futuramente do Brasil. Nesse comunicado, é interessante notar que os motivos pelos quais o porta-voz da Força Jovem defende o ingresso na ANRT incluem questões relativas a oportunidades de lazer para os torcedores para além dos jogos, de segurança por meio de uma entidade responsável para responder pelos torcedores diante da polícia, e de uma possível educação dos torcedores, apontando como importante o fim dos palavrões nesses espaços. Não há, assim, para esse líder de TO um viés de reivindicação de melhorias do atendimento aos torcedores. Novamente, a entidade não chegou a ser criada, mas uma série de associações de torcidas de um mesmo clube surgiu no período: Associação de Torcidas do Flamengo (ATORFLA), Movimento unido tricolor (MUT), Associação de Torcidas do Vasco da Gama (ASTOVA), Associação de Torcidas do Botafogo (ASTOB).
Fonte: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/viewFile/3262/1458

Força Jovem Jornal dos Sports 1977

Força Jovem São Januário 1977



Nenhum comentário:

Postar um comentário