sábado, 25 de junho de 2011

FORÇA JOVEM 1982: COLUNA HISTÓRIAS DO PORTUGUÊS 07

ASTORJ E ASTOVA
Anos 1980: A luta era grande, ainda mais quando começou a surgir as organizações de Torcidas, como ASTORJ (Associação de Torcidas do Estado do Rio de Janeiro -1981) e ASTOVA (Associação das Torcidas Organizadas do Vasco -1982), pois os primeiros Presidentes das mesmas, não eram chegada a Força Jovem, não vou falar o nome do Santo, pois o meu objetivo aqui não é de fazer criticas de alguém. 
Mas tivemos que lutar muito para que os nossos direitos não fossem esquecidos.
Foi uma das vezes que eu vi o Ely Mendes nervoso e bravo, numa reunião da ASTOVA, o Ely chegou a partir para briga e em voz alta falou:
“Vocês pensam o que, a Força Jovem é um patrimônio não é uma Torcida qualquer, vocês tem que respeitar, queira ou não, vocês tem que saber que nós somos a Maior Torcida do Vasco”.
Nesse dia tivemos apoio total da Dulce Rosalina, Joaquim da Vaskilha, Sérgio da Vascaínos da Mangueira, Sérgio da Vaspanema, Camarão da Vasbicão. 
Neste dia começou a mudar tudo dentro da ASTOVA, aqueles que se achavam dono das Torcidas do Vasco, tiveram que engolir seco, tiveram que rever vários conceitos e desfazer muitas coisas que já tinham sido elaborada e votado sem a presença da Força Jovem, mais mesmo assim ainda tentaram dar o golpe junto com a ASTORJ, mais surgiu o Niltinho (Presidente da Torcida Jovem do Flamengo) e o Wilson Amorim (Banluta do Bangu) e falaram que aqueles documentos não tinham valor, pois faltava a assinatura da Força Jovem.
Muitos não sabem do que a gente passou, nada era feito ou dado, era conquistado com muita luta e suor, era trabalho levado a sério e nisso devemos muito ao Ely Mendes, pois o que somos hoje ou que podemos ser mais ainda essa teve a participação desse grande guerreiro.

SUPORTE DOS GUERREIROS
Não podemos esquecer dos outros guerreiros que davam suporte para esse grande Presidente. 
Gente como Geraldo Distácio, Valfrido, Haroldo Affonso, Jonas, Fernando Pitoso, Baiano, Carlinhos da Cruzada, Capoeira, Capoeirinha, Jardel, Márcia, Daise Magre, Beth, Ana Paula e a grande Sueli Araujo, que com amor trabalhava e muito pela Torcida, essas pessoas e outras mais que hoje são esquecidas e que nunca foram lembradas por ninguém, merece todo respeito de todos verdadeiros guerreiros da Força Jovem, aqueles que realmente amam a Força Jovem, sem ambição e sem proveito próprio, essas pessoas sim merecem tudo e o nada, pois foram e serão sempre Força Jovem de coração.

ASTORJ 1981

ASTORJ 1982

ASTOVA 1982


sexta-feira, 17 de junho de 2011

FTORJ 2008: FTORJ - FEDERAÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DO RIO DE JANEIRO

Uma Federação criada com o objetivo de unir as Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro, contra as arbitrariedades das autoridades. (Fundação 2008)
Fundada em 25 de agosto de 2008, com a mesma finalidade da nossa saudosa ASTORJ, fundamos a FTORJ, que primou manter o mesmo lema de 1981: “CONGREGAR, CONGRAÇAR E UNIR”. 

Missão
A Federação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro, a FTORJ foi criada com o objetivo de promover o diálogo entre as instituições sediadas no Estado e as autoridades. Inspirada no trabalho realizado pela ASTORJ, Associação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro, criada em junho de 1981 e dissolvida no início da década de 1990 (1993), a FTORJ busca garantir o direito e fazer cumprir os deveres dos torcedores e dos integrantes de Torcidas através da soma dessas forças de arquibancada. 

Visão
Utilizando ferramentas políticas e ideológicas, a FTORJ é responsável por proteger os interesses das Torcidas Organizadas, desenvolvendo um trabalho pioneiro que já é exemplo para todo o país. Acreditamos que todos os Estados do Brasil possam seguir nossos passos objetivando um crescimento na responsabilidade social, civil e moral dessas instituições, que possuem um infindável potencial e podem tornar-se ferramentas imprescindíveis de diálogo entre autoridades e torcedores.

Valores
A FTORJ tem a verdadeira noção da responsabilidade social de cada Torcida Organizada existente em nosso estado e em nosso país.

Diretoria FTORJ em 2009:
Presidente : José Maria de Sá Freire Filho “Zé Maria” (Torcida Jovem do Flamengo)
Vice Presidente Financeiro: Luiz Gustavo Cardoso da Silva “Noy” (Fúria Jovem do Botafogo)
Vice Presidente de Administração: Fabiano Al-Alam da Fonseca (Torcida Young Flu)
Vice Presidente Patrimonial e Social: Jorge Henrique da Silva Matos “Policinha” (Força Jovem do Vasco)
 Conselho Fiscal:Vitor Pimenta Gusmão “Vitinho” (Urubuzada), Rodrigo Granja Coutinho dos Santos “Batata” (Ira Jovem), Ricardo Alexsandro Alves Gomes “Pará” (Torcida Força Flu)

Diretoria FTORJ em 2011
Em 2011, 0 Presidente José Maria passou o cargo para Flávio Frajola.
Presidente: Flávio Martins Coelho
Vice-Presidente Administrativo: Luís Gustavo Cardoso da Silva       
Vice-Presidente Financeiro: José Maria de Sá Freire Filho
Vice-Presidente de Patrimônio: João Rosa de Oliveira
Diretoria Jurídica: Fabio Cavalcanti de Albuquerque Massa e João Gutemberg Souza da Silva
Diretora de Comunicação: Camila Gadelha S. dos Santos
Assessoria de Expansão: Thiago Padilha
Conselho Fiscal: Todos os Presidentes e/ou representantes legais de nossas filiadas Fundadoras.
Torcidas participantes: Botachopp, Torcida Fla-Manguaça, Torcida Força Jovem do Vasco, Torcida Força Flu, Torcida Fúria Jovem do Botafogo, Torcida Ira Jovem do Vasco, Torcida Jovem do Flamengo, Torcida Raça Rubro-Negra, Torcida Urubuzada.
Fonte: Site da FTORJ http://ftorj.wordpress.com/

FTORJ 


quinta-feira, 16 de junho de 2011

FORÇA JOVEM E UNIÃO VASCAÍNA 2009: PAI SANTANA O BRUXO DA COLINA

O lendário Pai Santana recebeu em sua casa a FJV e a Torcida União Vascaína. 
A visita marcou a entrega da camisa, confeccionada pela Torcida União Vascaína em homenagem a um homem que dedicou uma vida ao Vasco. 
Parte das vendas das camisas será revertida a Pai Santana, que enfrenta sérios problemas de saúde.
”Apoiamos incondicionalmente esta campanha, pois se trata de uma figura Vascaína inesquecível”, frisou o Presidente Claudinho da FJV, que esteve no encontro junto com Bruno, Fet e Cecé, além dos Membros da União Vascaína: Jorginho e Luiz Cláudio. 
Antes de ser Pai Santana, Eduardo Santana lutou Boxe e trabalhou em São Januário como massagista até o final dos anos 90. Confira trechos da entrevista de Pai Santana dada a União Vascaína. 
Em virtude das dificuldades para falar, Pai Santana foi auxiliado pela esposa D. Carmem.

Como começou a Paixão pelo Vasco?
Santana: Em meados de 1969, eu conheci a Carmem, minha esposa, em uma viagem de ônibus rotineira. Ela era torcedora fanática do Vasco, e fez com que eu trocasse a Laranjeiras por São Januário.

As histórias das macumbas a favor do Vasco são verdadeiras?
Santana: Algumas coisas são lendas, mas realmente fiz muitas coisas pelo Vasco. Assim que eu cheguei ao Clube, estávamos sem ganhar um Título a bastante tempo. Falaram-me que tinha um sapo morto enterrado no gramado, na mesma hora fiz um trabalho e fomos Campeões em 1970. Em 1974, realmente deixei 3 ovos no Mineirão. Acabou que Perez jogador do Vasco escorregou e se machucou. No seu lugar entrou Jailson que meteu um gol logo de cara na conquista do Vasco em seu primeiro Título Brasileiro naquele ano.

Qual foi o seu momento inesquecível no Vasco?
Santana: Todos os momentos foram inesquecíveis. Lembro que depois do Título de 1970, fizemos um Baile de Carnaval. Lembro de todos os jogadores com muito carinho, nunca tive problema com ninguém no Clube.

O que você achou da iniciativa da União Vascaína?
Santana: Só tenho a agradecer, o que vale não é a ajuda financeira com as vendas das camisas, o que importa é a homenagem feita por vocês. Vou levar isso para o resto da vida. Muito Obrigado. 
Fonte Jornal da Força Jovem

Força Jovem e União Vascaína Jornal da FJV 2009

Força Jovem e União Vascaína Jornal da FJV 2009

Força Jovem e União Vascaína Jornal da FJV 2009

FORÇA JOVEM 2009: A CAMINHADA DOS 5000 GUERREIROS

Cinco mil componentes da Força Jovem marcharam juntos vindo de São Januário em direção ao Maracanã para assistir a vitória do Vasco por 2 x O sobre o Flamengo, provando novamente que é a maior, mais vibrante, bonita e guerreira do Brasil. 
A caminhada ocorreu sob o clima de paz e confiança e há tempos não víamos a Torcida tão coesa e decidida a ajudar o Vasco nos enfrentamentos contra o seu rival. 
Este grande ato, o maior da história da Torcida, aconteceu no feliz domingo em que a Mulambada levou um sacode de 2 x 0. 
Dentro de campo, a equipe foi aguerrida e acreditamos que esta foi a forma que o Time usou para retribuir a calorosa recepção da massa Vascaína. 


Força Jovem Jornal Meu Vascão 2009

Força Jovem Rumo ao Maracanã 2009

Força Jovem Jornal Meu Vascão 2009

Força Jovem Jornal Meu Vascão 2009

sexta-feira, 10 de junho de 2011

VASCO 2011: VASCÃO CAMPEÃO COPA DO BRASIL

Fui a Curitiba ver o Vascão ser Campeão da Copa do Brasil.
Que Vitória, que sufoco, um frio do cão, de madrugada pelo menos uns 4º, chuva de granizo ainda no Estádio.
Encontro com os jogadores no Aeroporto de Curitiba na manhã de 5ª Feira.
Pelo Vasco vale tudo, foi bom pra caramba, dia inesquecível para todos nós Vascaínos.

Vasco Campeão da Copa do Brasil 2011

Ingresso da Final Curitiba X Vasco Copa do Brasil 2011


Final Curitiba X Vasco Copa do Brasil 2011
Vasco Campeão da Copa do Brasil 2011

Vasco Campeão da Copa do Brasil 2011

Vasco Campeão da Copa do Brasil 2011

Vasco Campeão da Copa do Brasil 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

FORÇA JOVEM 2009: DIRETORIA DA FORÇA JOVEM

Presidente: Luís Cláudio Claudinho
Vice Presidente: Bruno Fet e André Paquito
Diretor Financeiro: Jackson e Mário 
Diretor Patrimonial: Alexandre, Gasoso, Rogérinho, Riquinho, Naiba e China.
Diretor de Eventos: Policinha, Eraldo e Cecé.
Diretor de Bateria: Sirlei e Eddie.

Diretor de Relações Públicas e Comunicação: Bruno Isaac
Diretor de Marketing: João Rosa 
Diretor de Credenciamento: Pato
Diretor de Famílias (RJ): Sagat, Jean, Stive.
Diretor de Famílias Regionais: Branco
Diretor de Venda: Gaspar
Diretor do Site: Bruno, Ninja, Heron e Gabiru. 

Diretor de Design Gráfico: Lucas 

Força Jovem 2009

Força Jovem Maracanã 2009

Força Jovem Maracanã 2009

Força Jovem Maracanã 2009



sexta-feira, 3 de junho de 2011

FORÇA JOVEM: COLUNA HISTÓRIAS DO PORTUGUÊS 01

Essa coluna é escrita pelo meu amigo Francisco Carlos, mais conhecido por Português.
São histórias contadas na comunidade do Orkut Força Jovem da Antiga, que resolvi colocar no Blog, sempre que eu o encontro, tem uma novidade, ele conhece a História melhor que ninguém, ele tem a Força Jovem no coração.
“Tenho 52 anos, comecei em Torcida com 5 anos de idade, carregado pela minha Madrinha Dulce Rosalina, sempre que tinha jogo em São Januário, ela passava na minha casa e me pegava, pois morava perto do Estádio, na Rua Bonfim.
Na Força Jovem, estou desde a primeira reunião em 1968 e depois na reunião histórica de 1969, portanto sou desde a Fundação”, revela Carlinhos Português.