sexta-feira, 22 de novembro de 2013

TORCIDAS DO VASCO 1940: POLAR CRACK DA POPULARIDADE

Figura eminentemente popular, Affonso Silva, o Polar, atravessou as multidões das ruas sem para elas, o que não é fácil, cair no ridículo. 
Sua vida, aliás, muito complexa, não caberia aqui num registro que visa menos fazer um panegyrico do que prantear a sua ausência que já começa a deixar um sulco de saudade. Certo, havia muito intelectualzinho que esbravejava enfurecido quando pretende arrancar sua importância pela Rua do Ouvidor, tinha que se contundir com a turba multa de basbaque atenta a última caracterização do reclamista que, não raro, na sua original casaca branca confeccionada por Almeida Rabello, citava autores gregos.
Polar não tinha inimigos. 
Sua vida, ele que nasceu, quer nos parecer, nas vizinhanças de um campo de futebol, teve elco de esportivo. 
Até mesmo no trajetória em parábolas de sua existência. 
Polar teve o destino de um Crack. Sua popularidade nasceu nos campos modestos de futebol e nos Estádios onde se praticavam a luta livre ou o Box, tendendo o sorvete de que tomou a alcunha. 
Fonte: Jornal Globo Esportivo 09 de Agosto de 1940

Torcida do Vasco Polar O Globo Esportivo 1940

Torcida do Vasco Polar O Globo Esportivo 1940

Torcida do Vasco Polar O Globo Esportivo 1940



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

FORÇA JOVEM, TOV, RENOVASCÃO E PEQUENOS VASCAÍNOS E ASTOVA 1984: TORCIDA A PONTO DE SE REBELAR

Não se trata de uma Torcida guerreira. 
Ao contrário os torcedores do Vasco não picham os muros da Sede, não ameaçam dirigentes e por tradição, nunca vaiam o Time.
Seus integrantes são, em maioria, Sócios do Clube e gostam de frequentar São Januário. Porém, esta passivamente deixando de existir. 
Se ainda não romperam com a Diretoria, os torcedores estão a ponto de se rebelar.
Numa rápida conversa,  sente-se perfeitamente que Dulce Rosalina, 53 anos Presidente da Renovascão, Ely Mendes, 51 anos, Presidente da Força Jovem, Amâncio César, 34 anos Presidente da TOV, Zeca, 41 anos, Presidente da Pequenos Vascaínos e cansados de tantas promessas e de serem olhados com desconfiança pelos dirigentes.
César que também preside a ASTOVA, Associação das Torcidas do Vasco, não tem dúvidas em afirmar.
“Respeitamos nossos profissionais, mas acho que chegou o momento de a Diretoria do Vasco formar uma equipe imbatível, como foi a do Flamengo de 1978 até pouco tempo e a do Fluminense, cujo time está muito bem armado.
Dulce Rosalina rebate.
“Roberto é o nosso grande ídolo. Ele já está com 30 anos. Será que a Diretoria não está preocupada em arranjar alguém que venha substitui-lo quando encerrar a carreira?”
Fonte: Jornal do Brasil 16 de Setembro de 1984

Força Jovem, TOV, Renovascão, Pequenos Vascaínos e ASTOVA 1984

Renovascão, TOV e Leões da Colina 1984

Pequenos Vascaínos Presidente Zeca 1986