quarta-feira, 21 de agosto de 2019

VASCO 2019: PARABÉNS 121 ANOS

Vasco 121 anos 2019

Vasco 121 anos 2019

segunda-feira, 15 de julho de 2019

TOV 1953: JOÃO DE LUCCA, O REI DO CASACA

Se alguém quisesse saber, há uns oito anos, quem era o sr João de Lucca (na foto entregando a faixa do Campeão ao Dr Amilcar Giffom), dificilmente encontraria uma fácil resposta. Só recorrendo a cidadãos muito bem informados, como os operosos detetives cariocas, conseguiria a informação desejada, saberia que era um “gajo alegre, risonho, com cara de português, cara vermelha, que andava sempre com uma listas nos bolsos e podia ser visto, com frequência, passando na Rua do Acre”. Hoje não, João de Lucca é um clichê de jornal, um orador de banquetes e solenidades vascaínas, o homem que melhor sabe puxar e levantar um “Casaca, saca. Saca” no Brasil. Um alto prócer da “potência de São Januário”, um figuraço.
Compadre de muita gente grande desta terra. E um dedicado e laborioso distribuidor dos produtos Antártica. Uma biografia que, para todos os efeitos, deve começar entre 1942 e 1945 no quadro social do Vasco da Gama, pedindo apoio e incentivo da Torcida aos craques, aos grandes times que o seu Clube sempre botava em campo. História que teve o seu apogeu no ano do primeiro campeonato invicto, quando os expressos da vitória corriam maravilhosamente, com desenvoltura, com uma facilidade realmente espantosa.
No ano em que toda segunda feira era dia de ressaca, amanhecia com vestígios alegres de cervejadas memoráveis. No primeiro grande ano “ciclo Vascaíno do futebol carioca”, João de Lucca, megafone a boca, uma cruz de malta gigantesca no peito, era apontado como um dos marechais dos belos triunfos .Com o correr dos anos seu prestígio consolidou-se, de tal forma que hoje, as vésperas de qualquer eleição, é sempre uma adesão disputada.
Sabe, porém, com muita inteligência, escolher seus próprios candidatos.
Fonte: Revista Manchete 29 de Agosto de 1953

TOV João de Lucca Revista Manchete 1953

TOV João de Lucca Revista Manchete 1953

TOV Revista Manchete 1953



sexta-feira, 28 de junho de 2019

FORÇA JOVEM 1997: A GRANDEZA DA FORÇA JOVEM

Fundada em Fevereiro de 1970, A Força Jovem é a maior Torcida Independente do Brasil. Independente porque é a única facção organizada que não precisa de ajuda do Clube para crescer, E a sua grandeza impressiona.
Composta por cerca de 45 mil torcedores (25 mil no Rio), ela organiza uma grande festa para o domingo. Material para isso não é problema, serão 12 faixas, dezenas de bandeiras, 90 peças de bateria, 120 latas de fumaça, 80 sinalizadores, um bandeirão, milhares de balões infláveis e uma novidade misteriosa.
A Força Jovem é dividida em 59 Famílias. A maior delas é a 4ª Família, que inclui Madureira, Pavuna e outros bairros, além de São João de Meriti e Nova Iguaçu. Para o clássico, a concentração será em São Januário, a partir de meio dia. De lá, os torcedores seguirão em trinta ônibus já alugados
Um dos dirigentes mais atuantes da Força é o comerciante Bem-Hur Duarte, 33 anos, que se apressa em negar a fama de que a Torcida é violenta. “Temos uma equipe de vigilância para evitar brigas. Odiamos covardia e jamais partimos para cima de povão. Quem tem o hábito de fazer isso é o pessoal do Flamengo, “alfinete Ben-Hur.
As Torcidas do Palmeiras, Atlético MG, Coritiba e Grêmio são consideradas amigas.
No início desse ano a Força Jovem recebeu um presente do Grupo de heavy metal Iron Maiden, já que Eddie. O monstruoso mascote do grupo inglês, é o símbolo da facção. Uma forma de agradecer aos torcedores por divulga-los. O presente? Um pequeno troféu em forma de cadeira elétrica.
Fonte: Jornal dos Sports 1997

Força Jovem Jornal dos Sports 1997

Força Jovem Jornal dos Sports 1997



quarta-feira, 26 de junho de 2019

TOV 1969: FUTEBOL A NOVA PAIXÃO DAS MULHERES

D. Dulce Rosalina tem orgulho de chefiar a Torcida de um dos maiores clubes do Brasil e a segunda do Rio.: a do Vasco da Gama.
Sob o seu comando, as bandeiras cruzmaltinas são agitadas, as charangas tocam e as vozes gritam ou silenciam.
Por causa do Vasco que ama e de sua responsabilidade de Líder, sofreu um acidente de ônibus no ano passado, quando ia atrás do seu time para um jogo em São Paulo.
Os Vascaínos que ficaram no Rio, contentando-se em acompanhar a partida pelo rádio e TV, choraram quando as notícias não confirmadas davam Dulce e outros torcedores como mortos no desastre. Na verdade o acidente não teve proporções graves, mas ela ficou durante muitos meses afastada dos campos de futebol.
Fonte: Revista Manchete 1969

TOV Revista Manchete 1969

TOV Revista Manchete 1969

TOV Dulce Rosalina Revista Manchete 1969

quarta-feira, 19 de junho de 2019

FORÇA JOVEM 1986: VASCO X CORINTHIANS

Fonte: http://juhatamminen.photoshelter.com
Fotos: Juha Tamminen

Força Jovem São Januário foto Juha Tamminen 1986

Força Jovem São Januário foto Juha Tamminen 1986

Força Jovem São Januário foto Juha Tamminen 1986

Força Jovem São Januário foto Juha Tamminen 1986

Força Jovem Jornal O Globo 1986

quarta-feira, 10 de abril de 2019

segunda-feira, 8 de abril de 2019

TORCIDA DO VASCO 1939: FOTOS 02


Vasco São Januário Jornal Sport Ilustrado 1939

Vasco São Januário Jornal O Globo Esportivo 1939

Vasco São Januário Jornal O Globo Esportivo 1939