sábado, 31 de maio de 2025

TOV 1969: ALMIRANTE SAI DA ILHA DE VENTO EM PÔPA

Parecia até uma tarde de feriado. Moças passando de calças compridas ou bermudas, acenando bandeiras, comerciantes saindo cedo da Rua do Acre para gritar “casaca” “casaca”. O estadinho da Ilha do Governador estava cheio, mais de 7 mil pessoas, afora os sócios da Portuguesa, cujo coração balança entre ela e o Vasco. Depois as bandeiras acenando em festa. Imensas bandeiras – porque o Vasco está crescendo erm campo e também no tamanho delas.

Fonte Memória do Torcedor Vascaíno , Jorge Medeiros

 

TOV Ilha do Governador 1969

TOV Ilha do Governador 1969

segunda-feira, 26 de maio de 2025

sábado, 24 de maio de 2025

ASTOVA 1989: ASTOVA RENASCE

Mais uma vez venho a esta prestigiada Coluna do Bate Bola para informar que em 09 de Outubro de 1989 houve eleição na Associação das Torcidas Organizadas do Clube de Regatas Vasco da Gama, que teve uma única chapa: Ativação Dulce Rosalina

Presidente: Zeca da Pequenos Vascaínos

Vice Presidente: Érico da Força Independente

Vice de Finanças: Eli Mendes da Força Jovem

Diretor Social: Edmard de Souza da Vascoração

Relações Públicas: Pinheiro da Anarquia

Secretária: Rosangela da Vasboavista

Diretor do Conselho Fiscal: Nilton da Vascopita e Paulo César da Força Jovem

Departamento Jurídico: Deise da Força Jovem e Padilha da TOV.

A nossa Presidente de Honra, símbolo número um das arquibancada dos Estádios Brasileiros e grande mestra, a senhora Dulce Rosalina.

Pinheiro, Relações Públicas da ASTOVA

Fonte: Jornal dos Sports 05 de Novembro de 1989

ASTOVA Jornal dos Sports 1989

Força Jovem 1989

Força Jovem 1989

Força Jovem 1989

Força Jovem 1989





quarta-feira, 21 de maio de 2025

VASCO 2025: SEMINÁRIO: “O VASCO, SUA HISTÓRIA E SUAS MEMÓRIAS: PROPOSTAS PARA O FUTURO MUSEU VASCAÍNO”

Na 23ª Semana Nacional de Museus, realizada de 12 a 18 de maio de 2025, tive a honra de participar como membro convidado do seminário “O Vasco, sua história e suas memórias: propostas para o futuro Museu Vascaíno”, organizado pelo Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama. O evento aconteceu no Estádio de São Januário, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 16 de maio de 2025.

Gostaria de agradecer ao coordenador do Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama, historiador Walmer Peres Santana, pela oportunidade de participar como palestrante e pelo carinho com que fui recebido por todos os envolvidos.

Foi um dia muito especial para todos nós. Uma verdadeira aula sobre a história do Vasco. 

Seminário: O Vasco, sua história e suas memórias São Januário 2025

Seminário: O Vasco, sua história e suas memórias São Januário 2025

Seminário: O Vasco, sua história e suas memórias São Januário 2025


 

domingo, 18 de maio de 2025

VASCO 2025: LIVRO COPA DO BRASIL 2011, NORTE E SUL DESTE PAÍS

 

Lançamento na Bienal do Livro 2025

No dia 15 de junho, durante a Bienal do Livro, o autor Igor Serrano lança a obra “Copa do Brasil 2011 – Norte a Sul deste País”, no estande da Cartola Editora.

Um convite aos vascaínos e apaixonados por futebol para reviverem, através das páginas do livro, os bastidores de uma campanha marcante: a conquista da Copa do Brasil de 2011.


sábado, 10 de maio de 2025

VASCO 1977: MORRE DONA AVELINA FERNANDES PORTELA

O grande vascaíno Ismael de Souza comunicou-me, ontem a noite, emocionado a morte de D. Avelina Portela, aos 85 anos de idade.

Esta senhora era um símbolo e na frase de Ismael, “representava realmente, as raízes da tradição Vascaína”. Foi a primeira mulher a alcançar a benemerência, no Clube, que mantem, solitária, nessa posição de honra, como para lhe destacar mais os os méritos, durante décadas.

D. Avelina Fernandes Portela era esposa de Alberto Baltazar Portela, vascaíno dos tempos heroicos, que dirigiu o tiro de guerra do Vasco das Gama, de onde saíram, regularmente turmas de 900 reservistas.

Foi ela, também, a mulher que bordou a primeira bandeira do Clube e com as suas mãos fazia ainda os gorros de lã que eram usados pelos jogadores nos tempos heroicos.

Fonte: Memória do Torcedor Vascaíno, Jorge Medeiros

AVELINA FERNANDES PORTELA FOI A PRIMEIRA MULHER A VIRAR SÓCIA DO VASCO

Memória Vascaína @HenriqueHuebner

No Dia Internacional da Mulher, homenageamos Dona Avelina Fernandes Portela que foi a primeira mulher a se associar ao clube; a primeira madrinha do team de futebol dos Camisas Negras em 1920 e a primeira benemérita do Clube de Regatas Vasco da Gama! (Mauro Prais) #MemoVas

Fonte: https://www.supervasco.com/noticias/avelina-fernandes-portela-foi-a-1a-mulher-a-virar-socia-do-vasco-conheca-300831.html 08/03/2021

Vasco Avelina Portela Jornal dos Sports 1977

Vasco Avelina Portela

Vasco Avelina Portela

Vasco Avelina Portela

Vasco Avelina Portela


sábado, 3 de maio de 2025

VASCO 2025: LIVRO LUGAR DE MULHER É NO FUTEBOL: DULCE ROSALINA, A PRIMEIRA LÍDER DE TORCIDA

Daniela Araújo

Dulce Rosalina foi a primeira mulher a presidir uma torcida organizada de futebol no Brasil. Ao longo de sua trajetória, é possível observar o pioneirismo, os desafios e as conquistas de ser uma mulher comandando a arquibancada em um esporte tão masculinizado como o futebol. O livro retrata sua presidência na TOV durante as décadas de 1950 a 1970. Além disso, é possível acompanhar o desenvolvimento da narrativa do jornalismo esportivo da época.

Fonte: https://www.editoramultifoco.com.br/shop/lugar-de-mulher-e-no-futebol-dulce-rosalina-a-primeira-lider-de-torcida-3553?srsltid=AfmBOorO_EgAlg1Yg0hTC4NAoTq9ktSXFfZGhx7rK1UmvT5tyt9AmzCk

DANIELA ARAÚJO FALA SOBRE O LIVRO 'LUGAR DE MULHER É NO FUTEBOL', QUE CONTA A TRAJETÓRIA DE DULCE ROSALINA

 Dulce Rosalina foi a primeira mulher a presidir uma torcida organizada no Brasil e isso ocorreu a partir de 1956, quando assumiu a presidência da Torcida Organizada do Vasco (TOV), na ocasião, maior movimento do Cruz-Maltino. Seu legado segue na bancada e agora em livro escrito pela jornalista Daniela Araújo. E ao R10Score News, ela contou os detalhes.

O lançamento do exemplar está marcado para o dia 25 de abril, na Avenida Mem de Sá, 126 – Lapa, Rio de Janeiro, no Espaço Multifoco, a partir das 18h (de Brasília). Daniela estará presente falando do livro e contando detalhes de Dulce.

R: "Parece uma daquelas histórias mágicas do futebol. Eu havia acabado de me formar e queria ingressar no mestrado. Para isso, precisava de um projeto de pesquisa e estava um pouco perdida.

Então, eu fui para um jogo em São Januário e recebi um panfleto sobre a tia Dulce numa ação do Dia das Mulheres. Além disso, vi a bandeira dela tremulando na arquibancada. Ali deu um estalo e vi que tinha um objeto de estudo que fazia sentido para mim e realmente me movia", afirma a historiadora.

Por sua vez, Dulce deixou um legado, voz na bancada do Vasco e em outras pelo Brasil, além de menções em debates, homenagens e também programas que citam seu nome. Aqui, Daniela explica essa sensação.

R: Difícil dizer em números. Até porque a conjuntura é outra. Na época da Dulce, a torcida de um clube era representada por um "grupamento" e o seu respectivo líder. Hoje temos uma diversidade de torcidas organizadas e movimentos na bancada.

Posso dizer que o legado da Tia Dulce está muito bem representado por cada mulher que ainda luta para legitimar o seu espaço na arquibancada. Hoje temos mulheres nas diretorias das torcidas organizadas, grupamentos femininos e o movimento de vascaínas.

Contato para imprensa e entrevistas:

Daniela Araújo – jornalista e autora
📧 daniela.torresaraujod2@gmail.com
📞 (21) 97659-3900
📸 Instagram: @daniaraujod2

Fonte: NETVASCO 19/04/2025

Livro Lugar de Mulher é no Futebol 2025

Livro Lugar de Mulher é no Futebol 2025

Livro Lugar de Mulher é no Futebol 2025

Livro Lugar de Mulher é no Futebol 2025

Daniela Araujo Livro Lugar de Mulher é no Futebol 2025


 

TOV 1967: PALMEIRAS X VASCO, MALTRATADOS

A Sra Dulce Rosalina, da Torcida Organizada do Vasco da Gama, disse que um grupo de Torcedores do Clube foi maltratado pela torcida do Palmeiras no Pacaembu. Informam que o tratamento no Pacaembu as torcidas visitantes e de inimigo de guerra.

Fonte: Memória do Torcedor Vascaíno , Jorge Medeiros

TOV Jornal dos Sports 1967

Dulce Rosalina e Domingos Ramalho 1958


quinta-feira, 1 de maio de 2025

VASGUAÇU 1985: JANTAR COMEMORATIVO DO 8º ANIVERSÁRIO DA VASGUAÇU

A brava Torcida Vasguaçu promove hoje, o jantar comemorativo do seu 8º aniversário de fundação, no Hollywood Disco Club.

O Presidente Jorge Bracaglia não terá mãos a medir para receber os muitos convidados que aparecerão por lá. (17/10)

EURICO MIRANDA

Foi um grande sucesso a presença de Eurico Miranda nessa quinta feira na Nova Hollywood, do Manolo, ali no Km 14 da Dutra. Mais de 100 Vascaínos homenagearam o candidato na promoção organizada pela Vasguaçu sob a presidência do Bracaglia, com o apoio do Carlos Alberto e a atuação do Relações Públicas Betinho. (19/10)

Fonte: Jornal dos Sports 17 e 19 de Outubro de 1985

Vasguaçu Jornal dos Sports 1985

Vasguaçu Jornal dos Sports 1985

Vasguaçu Maracanã 1978

Vasguaçu São Januário 1978