quinta-feira, 19 de maio de 2022

FEMININA CAMISA 12 1984: A PRIMEIRA TORCIDA FEMININA

 Iara da Silva Barros, a Chefe da Torcida Feminina Camisa 12, há 11 anos. É representante comercial, solteira. Mulher dinâmica, sem preconceitos, decidida. Ela conta, com tranquilidade, como iniciou sua participação nos Estádios, onde até então a maioria dos homens comandava as Torcidas.

“Em 1969, fui pela primeira vez as arquibancadas. Eu pertencia a Torcida Força Jovem, liderada por Ely Mendes, ficando quatro anos fazendo parte dela. De repente, tive a idéia de fundar uma Torcida, de fazer alguma coisa diferente pelas mulheres e pelo próprio Vasco. Eu queria uma Torcida em que só as mulheres comandassem mas eu queria um nome diferente. E daí surgiu o nome Torcida Feminina Camisa 12, as garotas Camisa 12, as Luluzinhas.

Sobre o relacionamento entre homem e a mulher numa Torcida, Iara afirma que por ser Chefe de Torcida há muito tempo é respeitada. E já conhece o comportamento dos homens.

Ela rebate, assim como as outras, que chefe de Torcida seja profissão e diz como consegue sobreviver a isso.

“Sou representante comercial, como já disse anteriormente e vivo exclusivamente do meu trabalho. Não preciso, em hipótese alguma do Vasco ou dos rendimentos da Torcida. Nós, Chefes de Torcida não visamos um fim lucrativo. A minha Torcida ganha muitos presentes dos patrocinadores, mas em compensação as camisas não são vendidas e com isso, evito que homens comprem e vistam as camisas da minha Torcida. O típico da camisa 12 são os exclusivos canecos que vendemos e com esse faturamento compramos tudo que é preciso para a Torcida. Além disso, fazemos o Natal das Crianças pobres da Barreira do Vasco, dando-lhes roupas, material, escolar, etc.

Fonte: Jornal dos Sports 16 de Setembro de 1984

Feminina Camisa 12 Jornal dos Sports 1984

Feminina Camisa 12 São Januário 1977

Feminina Camisa 12 Maracabã 1977


Nenhum comentário:

Postar um comentário