sábado, 27 de agosto de 2022

FORÇA JOVEM 1970: DEPOIMENTO DE MANOEL FOGUETEIRO FUNDADOR DA FORÇA JOVEM

Vamos fazer!

O único que trabalhava era eu, os outros três eram estudantes.

Tinha que ter dinheiro para comprar material, fazer camisa, fazer tudo.

Naquela época, a camisa não podia ser como é agora e não tinha como fazer diferente.

Antigamente, o Vasco e os Clubes viviam da venda de jogadores e do Quadro Social, isso quando vendiam jogador.

Então, veio o Fernando e o Guilherminho e mais nós quatro.

Eles moravam na Rua Tobias, número 80, um casarão enorme, com os pais , o Doutor Guilherme e a Dona Maria, começamos a falar “Vamos fazer e vamos estrear em outubro (1969)”.

Tinha que organizar, comprar material, quando em janeiro de 1970 fui na Mesbla, fiz um crediário, comprei 4 taróis, 2 bumbos, fui na Maçal mandar fazer as camisas.

Estreamos em 19 de fevereiro de 1970 no Torneio Facit (Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro, participantes, Vasco, Flamengo, Seleção da Romênia e Independente da Argentina), mas também tem os problemas, foi entrando muita gente, mas ninguém tinha dinheiro, a gente fazia vaquinha lá dentro com a bandeira, mas ninguém dava.

Por exemplo eu tinha carteirinha, já que eu era o Chefe, eu dava para outra pessoa entrar e comprava meu ingresso

A gente lutou muito, nunca dependendo de nada do Vasco, nunca ninguém entrou de graça, a Torcida toda não ganhou nada de ingresso para nenhum jogo, ninguém nunca pediu nada, sempre entrou lutando, por isso éramos independentes.

O Agathyrno Gomes (ex-presidente do Vasco) mesmo não gostava, Dulce Rosalina não gostou na hora que eu saí (TOV), o próprio Eli Mendes, que veio depois, não gostava e também foi contra, o Amâncio César foi contra.

No entanto, quando estreou a Força Jovem.

Valfrido que estava com a gente, tudo que passava na reunião levava pra Dulce.

Quando chegou na inauguração Valfrido, Poncinho (filho de Dulce), e mais dois caras foram para o meio do campo tentar, mas não deu em nada, a Força chegou, chegou firme, convincente, vindo muita gente, e o pessoal foi gostando.

No entanto, quando o Vasco foi campeão em 1970, O Globo estampou na bela página, “Força Jovem do Vasco, a melhor Torcida de todos os tempos que apareceu no Rio de Janeiro e no Maracanã.”

Nós acompanhávamos não só futebol, estávamos no futebol amador, naquela época juvenil, atletismo, regatas, vôlei, basquete, tudo a gente acompanhava mesmo.

Fiquei 2 a 3 anos, foi entrando montão de gente, agradeci muito ao Eli (saiu da TOV e foi para a Força Jovem).

Fui me afastando, mas ficava ali do lado, mesmo afastado.

Manoel Santos Cunha, o Manoel Fogueteiro

FONTE: Vídeo postado por Márcio Monge no Facebook Os Relíquias do GRTO Força Jovem do Vasco 1970 03 de maio de 2021

Força Jovem Manoel Fogueteiro 2021

Força Jovem Manoel Fogueteiro 2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário