sexta-feira, 18 de novembro de 2022

FORÇA JOVEM 1987: QUANDO EU CONHECI O CLEO PRESIDENTE DA MANCHA VERDE

O ano era 1987, na época tinha 15 anos e estava começando a frequentar a Força Jovem.

Estavam ocorrendo os últimos jogos do campeonato Paulista, e num domingo haveria uma Palmeiras x Santos no Pacaembu, o jogo seria esvaziado pois ambos os times já não tinham chance de chegar.

Na época minha grande referência na Torcida, era o Alonso Lopes, comuniquei que iria de rodoviária para o jogo (na época menor viajava para fora do estado sozinho numa boa).

O Alonso me deu vários conselhos, mas o principal foi " Tente conhecer o Cléo, um cara totalmente fora da curva, a frente do seu tempo, me lembro do termo, o cara é indigesto.

Peguei o ônibus, da rodoviária para a Praça Ramos, Vale do Anhangabaú, depois Avenida Matarazzo, chegando na Sede da Padre Antônio Tomaz.

Uma criança, sem conhecer ninguém mas desbravando, estava muito feliz.

Era um dia gelado e estava por cima da camisa da Força com um casaco daqueles de cobertor (xadrez, muito usados na época).

Segui com a caravana a caminho do Pacaembu, 2 ônibus da Mancha e 1 da TUP, completamente isolado, mas realizado, queria estar entre aqueles caras de São Paulo, nossos " aliados", tudo era muito novo e mágico para mim.

Ao chegar dentro do Estádio, fiquei encostado no alambrado com a camisa da Força timidamente aparecendo pelo casaco.

Quando me aparece um sujeito jovem com um grande sorriso, me perguntando " É do Rio mesmo ou só a camisa?

Ao responder que tinha vindo do Rio, recebi primeiro um abraço afetuoso, e um convite para comer um cachorro quente.

Me pagou um lanche, muito interessado me perguntou o que um menino de 15 anos estava fazendo sozinho em outro Estado, rimos muito, no final ele mandou um abraço para muitos e em especial para o Alonso e me falou: " Aqui é a sua casa, precisando de qualquer coisa é só chamar", um novo abraço afetuoso, e felicitações para alguns dos nossos e em especial para o Alonso. Se afastou e eu tive uma impressão especial daquele cara que eu nunca tinha visto, mas que tinha me tratado como irmão. 

Pouco tempo depois ao passar por mim outra vez, vi alguns integrantes da Mancha o chamarem, " Cléo vem aqui por favor......", era ele, mais humilde impossível, ali começava uma bela amizade, findada precocemente com seu falecimento.

No final do jogo ainda tive tempo de ver uma demonstração, daquilo que o Alonso tinha classificado como indigesto. Uma máquina!! 

Dessa forma, sem dúvida, posso classifica-lo como um cara completo, que deixa para todos o sentimento de que foi cedo demais.

Cléo Guerreiro, sempre conosco.

Márcio Lobo (ex Vice Presidente da Força Jovem na gestão de Márcio Bonfim Buião em 1992/93)

Força Jovem Márcio Lobo década de 1990

Força Jovem Márcio Lobo década de 1990

Força Jovem Márcio Lobo 2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário