terça-feira, 26 de junho de 2012

SERVASCO 1999: HISTÓRIA

O texto a seguir foi extraído da Revista do Vasco, Orgão Oficial do Club de Regatas Vasco da Gama nº 13 de 1999.
Afilhiada da Pequenos Vascaínos, do Zeca, a Torcida Organizada de Seropédica Servasco, vem crescendo sob o comando do seu Presidente Paulo Roberto G. Pinna. 
Fundada em 28 de Julho de 1997, a Servasco já pode ser considerada orgulho dos Vascaínos em todo Estado do Rio, não apenas na Região, pois além da organização e o número cada vez maior de adeptos, possui uma Sede de fazer inveja as maiores Torcidas.
O Presidente Fundador Pinna diz ter mais motivos de orgulho pela primeira Torcida Organizada de Seropédica: Objetivo maior é divulgar o Vasco e o próprio Município. 
E tem mais, garante Pinna: Facilitar a ida dos Vascaínos aos jogos, sempre que for possível.

SerVasco 2002

SerVasco 2002

SerVasco 2002

SerVasco 2002

Servasco Revista do Vasco 1999

Servasco Revista do Vasco 1999

quinta-feira, 21 de junho de 2012

RASTA DO VASCO 2010: UM MESTRE NA ARTE DE CRIAR IMPACTO

Em dias de jogo do Vasco, São Januário e Maracanã viram uma espécie de galeria de arte a céu aberto. O responsável por tal exposição é Roberto Rodrigues, mais conhecido como Beto da Rasta, artista plástico de 31 anos, que assina trabalhos como o Bandeirão da União Vascaína, além de outras duas das maiores bandeiras da Força Jovem, uma de 2000 e a mais recente.
Tudo teve inicio em 1996, quando Beto começou nesta carreira de forma despretensiosa: criou uma bandeira de 4,0 por 4,5 metros para a Força e nunca mais parou. De lá para cá, matriculou-se em cursos de arte e passou a pintar quadros a óleo. 
“O Bandeirão mais difícil que fiz foi este mais recente, da Força Jovem. Não apenas pelo tamanho (95 x 35 metros), mas pelo desenho. O pessoal da Torcida me deu o modelo e adaptei. Não adianta simplesmente copiar, é preciso levar em conta o impacto que provoca no Estádio.”, explica Beto, que já fez trabalhos para outras Torcidas do país. “Mas a afinidade maior é mesmo com o Vasco, não tem jeito...” 
Fonte: Matéria da Revista do Vasco de 2010

Rasta do Vasco 2010

Rasta do Vasco 2010
Rasta do Vasco 2010

terça-feira, 19 de junho de 2012

GUERREIROS DO ALMIRANTE 2010: A FORÇA DO CANTO MÚSICAS

EU NASCI AMANDO O VASCO DEMAIS (Raul Seixas 1976 - Eu nasci a 10 mil anos atrás)
Eu nasci Amando o Vasco demais (Eu nasci amando o Vasco) 
Tua glória, Vasco, tua história não esqueço jamais
Eu vi o Dener com seus dribles de moleque 

O Edmundo brilhar em 97 
E o Sorato de cabeça, o gol do Bi, em pleno Morumbi (eu vi)
Vi o Cocada acabar com a mulambada 
Carlos Germano nossa eterna muralha
E a Torcida Vascaína, sempre unida,
Construiu a nossa casa! (eu vi)
Vi o Quiñonez balançando a 
cabeleira
O Pai Santana beijando nossa bandeira
E a virada mais bonita da história O Juninho incendeia
Eu nasci...

DÁ-LHE BACALHAU
Dá-lhe Bacalhau
E por você não paro de cantar
Amor igual a esse ninguém tem
Juntos vamos ganhar
Enquanto eu viver
Vasco querido eu sempre hei de ser

Coragem e alegria de torcer
Pra sempre te apoiar
Dá-lhe meu Vascoooo
E da-lhe da-lhe da-lhe da-lhe EOO
E da-lhe da-lhe da-lhe da-lhe EOO
E Dá-lhe meu Vascoooo

DODÔ É O PODER
É o poder, Dodô é o poder
Artilheiro da Colina faz um gol para a gente ver
 É o poder, Dodô é o poder 
Artilheiro da Colina faz um gol para a gente ver
Artilheiro do gol bonito veja só como é que é
O Dodô é a mistura de Garrincha com Pelé
 É por isso que eu falo e aqui não tem caô
Artilheiro de verdade está ligado é o Dodô".

Guerreiros do Almirante
Guerreiros do Almirante


GUERREIROS DO ALMIRANTE 2010: A FORÇA DO CANTO

Com letras criativas e a emoção do coro de milhares de vozes, Torcida é o 12 jogador do Vasco.
O poder do canto da Torcida, marcou presença memorável no dia do rebaixamento do Vasco a Série B do Campeonato Brasileiro, o fatídico 07 de Dezembro de 2008. 
No Estádio de São Januário, milhares de vozes repetiram em coro: 
“Na alegria e na dor, o sentimento não para”. 
Era uma estrofe da paródia de Anna Júlia, sucesso da Banda Los Hermanos, lançada pela Torcida Guerreiros do Almirante, onde surgiu também o cântico São Januário Meu Caldeirão. O verso se tornou slogan da campanha que, no ano passado, uniu os Vascaínos de todo o País na vitoriosa campanha de volta a Série A.
A Anna Júlia Vascaína, nasceu a 120 KM do Rio, em Volta Redonda, na casa de Henrique Araújo (25 anos).
 “Nunca imaginei que uma letra que fiz na sala cantando no ouvido de minha esposa tricolor para saber se estava boa, daria tão certo”. “Foi glorificante ouvir o coro da minha Torcida. Fui às lágrimas em várias ocasiões”, conta. 
O sucesso emocionou também o autor da Anna Júlia original, Marcelo Camelo, Vocalista de Los Hermanos e Vascaíno fanático, que enviou mensagem de Parabéns a Guerreiros do Almirante.
A versão da outra famosa música caiu no gosto dos Torcedores. 
De autoria dos também Vascaínos Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Além do Horizonte foi adaptada pela Torcida Força Jovem. 
A letra de Eduardo Maluodo, chegou as mãos do Diretor de Bateria, Sirlei Pereira de Souza (52 anos), e logo ganhou as arquibancadas do Calderão de São Januário.
Em 2010, o carro-chefe da Guerreiros do Almirante é,  EU Nasci Amando o Vasco Demais, paródia de Eu nasci há dez mil anos atrás, de Raul Seixas e Paulo Coelho, música de 1976. No ensaio realizado em Janeiro, a versão obteve o primeiro lugar, com que a escolha não poderia ter sido melhor”.
A letra também é de Henrique Araújo, que emplacou outra. 
Da-lhe, Bacalhau, na seleção de cânticos, “tem um refrão forte que a galera vai cantar alto”, aposta o autor. 
Outra versão, também de autoria de Henrique em parceria com o MC Charles, da Força Jovem, já conquistou a Torcida. Trata-se da adaptação do Funk É o Poder, do MC Max, que ganhou o Título Dodô é o Poder, em homenagem ao atacante Vascaíno.

Guerreiros do Almirante A Força do Canto 2010

Guerreiros do Almirante A Força do Canto 2010 


terça-feira, 12 de junho de 2012

FORÇA JOVEM, UNIÃO VASCAÍNA, VILA VASQUEIRE, GUERREIROS DO ALMIRANTE, PEQUENOS VASCAÍNOS, IRA JOVEM E RASTA DO VASCO 2010: SHOW DOS BANDEIRÕES

A Torcida do Vasco no dia 01 de Agosto de 2010 deu um show no Maracanã na partida contra o Flamengo, foram abertos no Estádio oito bandeirões, o da Vasqueire, o Camisão e a da Cruz de Malta da GDA, o da Força Jovem, o da Pequenos Vascaínos, o da União Vascaína, o da Ira Jovem, e o da Rasta. 
Verdadeiro show.

Vasco Show dos Bandeirões 2010

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PEQUENOS VASCAÍNOS 2010: BANDEIRÃO

Fevereiro de 2010: O objetivo do projeto foi mostrar a paixão ao Vasco, como ela se propaga naturalmente e espontaneamente , e como se mantém com ações incompreendidas na maioria das vezes. Foi também a construção de um símbolo para demonstrar como diversas pessoas podem atuar em conjunto e este resultado influenciar na expansão desse sentimento não importando a idade, sexo ou religião.
O bandeirão começou com um desenho simples, além de uma escolha muito rápida de possíveis frases que tiveram como fonte uma pesquisa em frases famosas e o samba da Unidos da Tijuca no ano do centenário, isto através da troca de e-mails.                                                    
Posteriormente uma pesquisa na comunidade da TPV no Orkut decidiu que o Bandeirão não deveria fazer alusão a Torcida Organizada. 
Em paralelo seguia um processo de pesquisa para identificar quem deveria e poderia fazer o Bandeirão. Sendo este processo bastante cansativo e que consumiu bastante tempo. Inicialmente o Bandeirão teria 200 metros de comprimento por 50 de largura, pois a idéia era que ele fosse além da grade da arquibancada; entretanto por alguns problemas na estrutura do Maracanã e por segurança foi reduzido para o tamanho atual 100 metros de comprimento por 41 metros de largura. 
Foram adquiridos 30 rolos de tecido aproximadamente e gastos quase 30 quilômetros de linha de costura. 
Foram aproximadamente 30 dias de trabalho, com uma e em algum momento duas costureiras e um e em algum momento 3 profissionais pintando o Bandeirão. 
Se fosse estendido cada rolo de pano que foi utilizado, cada um deles com 100 metros seriam 3 quilômetros de extensão; isto seria de 4 a 5 vezes a passarela do samba, quase 2 vezes a Avenida Rio Branco da Praça Mauá até a Av Beira Mar, e um pouco mais de duas vezes a pista do Aeroporto Santos Dumont. 
O comprimento do Bandeirão aberto é três vezes a altura do Cristo Redentor desde a sua base; mais alto do que a catedral do Rio de Janeiro; maior do que a estátua da Liberdade em Nova York; mais alto do que o prédio do BNDES no Rio de Janeiro.
Foram utilizados 30 mil metros de linha de costura, em torno de 10 galões de tinta; a caravela se aproxima ao tamanho de uma quadra de Futsal e ele pesa um pouco menos de 400 kg.               
O Bandeirão precisa de no mínimo 25 pessoas para carregá-lo. 
Todo o processo foi filmado e estão disponíveis no Youtube, posteriormente estarão disponibilizados também na seção Multimídia. 
Agora que já sabemos como funciona, este foi só o protótipo, o projeto de confeccionar o maior Bandeirão do Brasil já está no papel. 
Saudações Vascaínas

Pequenos Vascaínos 2010

Pequenos Vascaínos 2010

Pequenos Vascaínos 2010

quinta-feira, 7 de junho de 2012

UNIÃO VASCAÍNA 2010: BANDEIRÃO

Junho de 2010: A União Vascaína produziu um novo bandeirão para torcer e apoiar o Vasco no Campeonato Brasileiro. 
Enorme, ele vai de cima a embaixo da arquibancada de São Januário. 
O escudo do Clube vai estar agora nos jogos realizados no Rio de Janeiro. 
A bandeira tem 33 metros de altura por 30 de largura e foi toda financiada pelos torcedores.

União Vascaína Bandeirão 2010

União Vascaína Bandeirão 2010

União Vascaína Bandeirão 2010
União Vascaína Bandeirão 2010


sexta-feira, 1 de junho de 2012

RASTA DO VASCO 2012: É O BANDEIRÃO MAIS BONITO DO BRASIL

No ano de sua estréia, o Bandeirão da Rasta teve destaque no famoso “Bandeiraço” que aplicamos na Mulambada em Agosto de 2010. 
Foram mais de quatro Bandeirões que estreamos, enquanto os pobres coitados não tinham nem um lenço.
Subia o da Força, descia o da Ira, subia o da Vasqueire, descia o escudão da União Vascaína e enfim, subia o nosso maior orgulho o Bandeirão da Rasta, que segundo o site Organizadas Brasil foi o mais bonito dentre todos os outros. 
Aliás convenhamos era um Bandeirão mais bonito que o outro. 
No campo foi 0 X 0 mais na arquibancada ganhamos de goleada.
E o sucesso do nosso Bandeirão não parou por ai, fizemos parte do documentário da vida de Bob Marley no programa Esporte Espetacular da Rede Globo, que foi ao ar em 2011. Fomos citados como seguidores de Marley e devemos isso a grandeza do nosso amado Clube Vasco da Gama, que assim como Bob Marley venceu o preconceito e conquistou a vitória. 
O Vasco conquistou títulos e Bob Marley levando a paz em forma de música para todo o mundo, mesmo depois de sua morte.
Saudações Vascaínas.

Rasta do Vasco 2012
Rasta do Vasco 2012