sexta-feira, 8 de junho de 2012

PEQUENOS VASCAÍNOS 2010: BANDEIRÃO

Fevereiro de 2010: O objetivo do projeto foi mostrar a paixão ao Vasco, como ela se propaga naturalmente e espontaneamente , e como se mantém com ações incompreendidas na maioria das vezes. Foi também a construção de um símbolo para demonstrar como diversas pessoas podem atuar em conjunto e este resultado influenciar na expansão desse sentimento não importando a idade, sexo ou religião.
O bandeirão começou com um desenho simples, além de uma escolha muito rápida de possíveis frases que tiveram como fonte uma pesquisa em frases famosas e o samba da Unidos da Tijuca no ano do centenário, isto através da troca de e-mails.                                                    
Posteriormente uma pesquisa na comunidade da TPV no Orkut decidiu que o Bandeirão não deveria fazer alusão a Torcida Organizada. 
Em paralelo seguia um processo de pesquisa para identificar quem deveria e poderia fazer o Bandeirão. Sendo este processo bastante cansativo e que consumiu bastante tempo. Inicialmente o Bandeirão teria 200 metros de comprimento por 50 de largura, pois a idéia era que ele fosse além da grade da arquibancada; entretanto por alguns problemas na estrutura do Maracanã e por segurança foi reduzido para o tamanho atual 100 metros de comprimento por 41 metros de largura. 
Foram adquiridos 30 rolos de tecido aproximadamente e gastos quase 30 quilômetros de linha de costura. 
Foram aproximadamente 30 dias de trabalho, com uma e em algum momento duas costureiras e um e em algum momento 3 profissionais pintando o Bandeirão. 
Se fosse estendido cada rolo de pano que foi utilizado, cada um deles com 100 metros seriam 3 quilômetros de extensão; isto seria de 4 a 5 vezes a passarela do samba, quase 2 vezes a Avenida Rio Branco da Praça Mauá até a Av Beira Mar, e um pouco mais de duas vezes a pista do Aeroporto Santos Dumont. 
O comprimento do Bandeirão aberto é três vezes a altura do Cristo Redentor desde a sua base; mais alto do que a catedral do Rio de Janeiro; maior do que a estátua da Liberdade em Nova York; mais alto do que o prédio do BNDES no Rio de Janeiro.
Foram utilizados 30 mil metros de linha de costura, em torno de 10 galões de tinta; a caravela se aproxima ao tamanho de uma quadra de Futsal e ele pesa um pouco menos de 400 kg.               
O Bandeirão precisa de no mínimo 25 pessoas para carregá-lo. 
Todo o processo foi filmado e estão disponíveis no Youtube, posteriormente estarão disponibilizados também na seção Multimídia. 
Agora que já sabemos como funciona, este foi só o protótipo, o projeto de confeccionar o maior Bandeirão do Brasil já está no papel. 
Saudações Vascaínas

Pequenos Vascaínos 2010

Pequenos Vascaínos 2010

Pequenos Vascaínos 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário