sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TOV 1968: É CRIADA A ASSOCIAÇÃO DE TORCEDORES DO FUTEBOL CARIOCA (ATFC)

Em Agosto de 1968, por ocasião do Aniversário de 70 anos do Clube Vasco da Gama, no Cineac – Sede da Federação Carioca de Futebol –, no Centro do Rio.
Neste evento estavam presentes os principais Chefes de Torcidas Organizadas do Rio, entre eles Dulce Rosalina do Vasco, Tarzan do Botafogo, Jaime de Carvalho do Flamengo, Paulista do Fluminense, Juarez do América, entre outros, que receberam homenagens, os agraciados anunciavam uma novidade, com o projeto de formação de uma inédita entidade desportiva: a Associação de Torcedores do Futebol Carioca. Mediante sugestão de um dirigente do América, Ícaro França, firmava-se ali um acordo para a criação da ATFC, uma associação representativa dos interesses dos torcedores cujos patronos seriam o Presidente do Vasco, Reynaldo Reis, e o próprio Jornal dos Sports, conforme assegurava seu diretor-secretário, o professor Ênio Sérvio.
Fonte:Livro O Clube Como Vontade e Representação: O Jornalismo Esportivo e a Formação das Torcidas Organizadas de  Futebol do Rio de Janeiro de Bernardo Borges Buarque de Hollanda, Editora 7 Letras


TOV Jornal Diário de Notícias 1968

Fluminense Bolinha que substituiu Paulista  1971

Botafogo Tarzan 1971


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ASTORJ E FORÇA INDEPENDENTE 1992: SECRETÁRIO DE ESPORTE SE REUNEM COM AS TORCIDAS

Na tentativa de acabar com a violência entre as Torcidas no Maracanã, o Secretário Estadual de Esporte e Lazer Márcio Braga, se reuniu ontem no próprio Maracanã, com vários Chefes de Facções e com a Diretoria da ASTORJ (Associação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro) representada pelo Presidente Seu Armando da Young Flu e pela Vice Presidenta Dona Lúcia da Raça Alvi Negra. 
Várias propostas foram debatidas, mas no final não houve a idealização de um plano eficaz para acabar com a violência no Estádio.
Na opinião de Érico Rodrigues da Força Independente do Vasco, o grande problema é a identificação dos arruaceiros.
“Alguém aqui tem coragem de aponta-los? Eu tenho família, disparou ele referindo a possível represálias." 
Todos na Sala ficaram calados.
Durante a reunião foi levantada a hipótese de que torcedores paulistas estariam vindo ao Rio somente para incendiar as brigas no Maracanã. Alguns Chefes de Torcida disseram que domingo passado os componentes da Independente do São Paulo, se juntaram aos torcedores rubro negros para agredirem os Vascaínos.

Reunião com a ASTORJ 1992

Reunião com a ASTORJ 1992

Reunião com a ASTORJ 1992

domingo, 4 de novembro de 2012

FORÇA JOVEM 1974: SALA DO MARACANÃ

“Em 1972, no Maracanã ainda não tínhamos Sala e éramos obrigado a guardar os materiais, as bandeiras e a bateria junto com a Organizada da Dulce (TOV), foram 2 anos assim, até que o Eli Mendes perante ao Otávio Pinto Guimarães, que na época era o Presidente da ADEG (com a fusão dos Estados do Rio com a Guanabara em 1975, mudou o nome pra SUDERJ) e Federação Carioca, o Ely consegui a Sala para a Torcida em 1974.
E o pensamento de todos era fazer com que a nossa Sala fosse um exemplo, onde todos não só nós os componentes, mais todos os Vascaínos pudessem entrar e se sentir orgulhoso.
Para isso começamos a buscar matérias em jornais, principalmente Jornal do Brasil e dos Sports, pegávamos as fotos que eles tiravam da Torcida e começamos a fazer quadros, então a Sala se tornou um museu, todos queriam olhar aquelas fotos e reportagens, ali tinha muitas historias, reportagem com a primeira Torcida a ir a Fonte Nova, que o Ely fez questão de fazer um quadro e postar na parede da Sala, ele tinha maior orgulho dessa reportagem.
Hoje infelizmente, ninguém me respondeu quando pergunto aonde foram parar esses quadros, único quadro que consegui, foi a do carnaval que eu apareço segurando a bandeira da FJV.
E uma pena que esse material tenha sumido, mais quem um dia entrou na Sala daquela época, acho que ficou até 1994, ira se lembrar desses quadros.” Falou Carlinhos Português.
“Com a Associação de Desportos do Estado da Guanabara (ADEG), as Torcidas pediram cartão com autorização para a entrada no Estádio e foi dada permissão. A Sala também foi concedida pela ADEG. Mas, da mesma forma que eles deram, eles tomaram, quando se perdeu o controle da situação em 1994. 
No início, eram poucas Salas, uma para cada Clube. Depois, todas as Torcidas receberam Sala e virou uma bagunça, com invasão e arrombamento, além do consumo de tóxico, que existia nas viagens também. Tentava-se controlar, mas não se conseguia. Em relação à Federação do Estado do Rio de Janeiro, diz que Eduardo Viana, o Caixa d’Água, tirou todos os benefícios dados pelo Otávio Pinto Guimarães, quando este presidiu a Federação.
No período do Otávio, todos os Chefes de Torcida eram beneméritos da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e tinham uma excelente relação com ele.” Disse Sérgio Aiub da Torcida Organizada do Fluminense (TOF) e depois da Torcida Jovem Flu.
A Sala da Força Jovem no Maracanã começou em 1974 e foi fechada juntos com todas as outras em 1994 devido a um pacote de combate a violência.
"Me lembro muito bem de 4 Salas, a da TOV era a primeira da direita do Maracanã, atrás das Cabines de Rádio, ao lado do Posto Médico do Estádio, próximo ficava a da Pequenos Vascaínos, que no começo dos anos 1990 era ponto de encontro da Força, já que tinha um Bar e a galera ficava tomando cerveja, a da Força ficava bem atrás do Placar e da Renovascão era mais em direção a Rampa de Beline, próximo a Sala da Torcida Jovem do Botafogo.
Eu sempre admirei as Torcidas Organizadas, nos anos 1980, tirava a minha camisa da Força e dava uma volta completa no Estádio, entrando nas Salas das outras Torcidas Organizadas. Tinha rivalidade, mais ainda dava pra fazer isso, nos anos 1990, isso ficou impossível." Falou Flávio de Cabo Frio, ex componente da Força Jovem.

Força Jovem em frente a Sala do Maracanã 1977

Força Jovem aquecimento da Bateria em frente a Sala do Maracanã 1994

Força Jovem Sala do Maracanã 1994


terça-feira, 23 de outubro de 2012

LEGIÃO DA VITÓRIA 1943: EMBRIÃO DA PRIMEIRA TORCIDA UNIFORMIZADA DO VASCO

Num jogo entre Palmeiras e Vasco, no Pacaembu, no dia 10 de Fevereiro de 1943, que se tem conhecimento do que pode ser considerado o embrião da primeira Torcida Uniformizada Cruzmaltina. 
Naquela tarde torcedores Vascaínos vestiram uma mesma camisa.
Em 1944, seria fundada oficialmente em 7 de Março (surgiu em 1942 com o nome de Legião da Vitória) a Torcida Organizada do Vasco (TOV). 
Fonte: O Clube Como Vontade e Representação: O Jornalismo Esportivo e a Formação das Torcidas Organizadas de  Futebol do Rio de Janeiro de Bernardo Borges Buarque de Hollanda, Editora 7 Letras.

Legião da Vitória Jornal O Globo 1943


São Januário

São Januário
São Januário

São Januário

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

GUERREIROS DO ALMIRANTE 2012: FAIXA DE PROTESTO EM SÃO JANUÁRIO

A Torcida Guerreiros do Almirante faz um protesto pacífico em São Januário no jogo Vasco 0 X 2 São Paulo no dia 10 de Outubro de 2012 exibindo uma faixa contra as arbitragem nos jogos do Vasco.
Nela estava escrito:
NÃO IRÃO NOS DERRUBAR NO APITO. LIBERDADE DE EXPRESSÃO. 

Guerreiros do Almirante faixa contra as arbitragens 2012


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ASTOVAS 2012: TORCIDA DO VASCO PROTESTA EM TREINO E PEDE REFORÇOS E 'TÉCNICO DE PONTA'

Na tarde desta sexta-feira, cerca de 15 membros da ASTOVAS (Associação das Torcidas Organizadas do Vasco) fizeram um protesto em São Januário e direcionaram sua revolta para a diretoria cruz-maltina, para o técnico Cristóvão Borges e para alguns jogadores que vêm tendo baixo rendimento nas últimas partidas. Uma das faixas estendida na arquibancada dizia: 
"Pensar grande é agir como Gigante - Contratações de peso! Técnico de ponta!".
Para Cristóvão, o tom foi ríspido: "Cristóvão, Cristóvão, Cristóvão, burro pra c...".
Outro que ouviu um corinho provocativo dos torcedores foi o Diretor de futebol Daniel Freitas. Assim que adentrou o gramado, eles cantaram: "Bombeiro, bombeiro, volta para o Bombeiro!", em alusão ao fato dele ser tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Uma outra faixa foi estendida ao fim do treino com o dizer: "Honrem a cruz-de-malta que carregam no peito".
Na última quinta-feira, a ASTOVAS divulgou uma carta criticando a diretoria e o Presidente Roberto Dinamite. No documento, eles contestam o fato de não ter havido reposição à altura após as saídas de Diego Souza, Fagner, Rômulo e Allan, ressaltam o quadro de abandono em que se encontram as categorias de base do clube e põe em xeque a competência dos profissionais das categorias inferiores.

ASTOVAS Protesto em São Januário 2012


ASTOVAS 2012: NOTA OFICIAL DA ASTOVAS AO PRESIDENTE ROBERTO

Nota Oficial da ASTOVAS para o Presidente Carlos Roberto ‘Dinamite’ de Oliveira sobre a atual gestão do C. R. Vasco da Gama
Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2012
Ao Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, 

Senhor Presidente, a ASTOVAS (Associação das Torcidas Organizadas do Club de Regatas Vasco da Gama) vem à público questionar sua gestão do nosso amado CRVG, mas antes de tudo repudiar sua recente declaração na Rádio Tupi, “Aqueles que acharem que está tudo errado, que ‘tem que contratar’ - e as coisas não são simples assim - que fiquem em casa!”
Ora Senhor Presidente, nós ajudamos muito a livrar o Vasco de um ditador e não aceitaremos mais mordaças. Todo Vascaíno tem direito de expressar sua indignação e nós o faremos, O SENHOR GOSTANDO OU NÃO!
Mesmo antes de o senhor assumir a Presidência, o apoio das arquibancadas Vascaínas ao senhor era imenso, não apenas pela sua linda História com a nossa camisa, mas também pela esperança de dias melhores no clube, entregue durante quase uma década a uma Diretoria nefasta.
Eleições vencidas, a Torcida amparou sua Diretoria, mesmo repleta de tristeza pelos eventos do Brasileiro de 2008 e empurrou um time apenas mediano a uma grande campanha que nos trouxe de volta no ano seguinte.
Mas infelizmente parece que o senhor deu as costas não só a muitos que o apoiaram politicamente, mas também ao torcedor de arquibancada, que agora começa a se levantar contra os seus inúmeros erros.
Como aceitar que o clube com a mais bela e gloriosa História do esporte Brasileiro, com toda sua tradição democrática, possa estar nas mãos de seus parentes e amigos mais próximos?
Não adianta negar o FAVORITISMO EXPLÍCITO na contratação de pessoal para comandar a base do futebol!
Afinal o senhor acredita que alguém aqui cre que figuras como Wilsinho, Galdino, Tornado e outros tem capacidade para fazer um trabalho digno do Vasco da Gama?
O que falar então do Coronel do Corpo de Bombeiros, Assessor Legislativo (ALERJ), Diretor financeiro da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FARJ) e NOSSO DIRETOR DE FUTEBOL, o Sr. Daniel Freitas?
Quantas horas tem o dia desse senhor para executar tantas funções com competência?
O VASCO PRECISA DE UM DIRETOR DE FUTEBOL PROFISSIONAL COMPETENTE E QUE POSSA SE DEDICAR AO CARGO EM TEMPO INTEGRAL!
Queremos saber do senhor, o Presidente que colocamos na cadeira mais importante de São Januário, para onde foi o dinheiro das vendas de Alex Teixeira, Alan Kardec, Rômulo, Alan, Diego Souza (que a imprensa agora noticia que tomamos um calote!), Fagner, Souza e vários outros, JÁ QUE A PROMETIDA REPOSIÇÃO NÃO VEIO!
Mas não se resumem ao abandono da base, dos esportes olímpicos, da falta de transparência financeira, a contratação de amigos incompetentes para cargos importantes no clube os motivos da nossa indignação com sua administração... Infelizmente TEM MUITO MAIS!
Como o Senhor nos explica o destino dos R$38.000.000,00 da cota de televisão, já que nossos funcionários e atletas vivem com seus salários atrasados, não contratamos nenhum craque e vivemos sabendo através da mídia que nossas dívidas, que já eram enormes em 2008, ficaram ainda maiores?
Como sabemos que várias Lojas da Franquia ‘Gigantes da Colina’ pertencem aos seus amigos, familiares e membros da sua diretoria, queremos saber também se eles tiveram O MESMO TRATAMENTO QUE QUALQUER OUTRO EMPRESÁRIO VASCAÍNO INTERESSADO EM MONTAR UMA DESSAS LOJAS?
Observamos na última semana, com uma cautelosa alegria, a mudança da empresa terceirizada que cuidava do nosso RIDÍCULO PLANO DE SÓCIOS.
O senhor saberia nos informar quais critérios foram usados para essas escolhas?
Questionamos isso porque sabemos que uma de nossas associadas, a Força Jovem Vasco (FJV), pesquisou no mercado a empresa que gere os dois planos de maior sucesso entre os clubes Brasileiros (Grêmio e Inter/RS) e entregou um vasto relatório para a sua Diretoria, que foi SOLENEMENTE IGNORADO pelos membros da sua ‘entourage’.
Mas deixamos o pior para o final...
Até quando a sua falta de pulso no gerenciamento do nosso clube vai continuar?
Serão precisos quantos jogos mais sendo SEGUIDAMENTE PREJUDICADOS por uma arbitragem absurdamente tendenciosa?
Quando o Vasco vai ter uma representação forte na FERJ e na 
CBF? 
Cansamos de ouvir suas promessas, de ver o seu sorriso enquanto o circo pega fogo, de frases como “estaremos buscando...” e “para o bem do futebol carioca”. 
Senhor Presidente não, se engane, ou as explicações e providências do que aqui apresentamos serão tomadas ou barulho das arquibancadas contra você e sua Diretoria será ensurdecedor!
Vamos nos manifestar de forma ordeira e inteligente, pois não somos os marginais que parte de imprensa descreve, mas somos sim, torcedores e sócios apaixonados pelo que o senhor trata tão mal nesses últimos CINCO ANOS, o Club de Regatas Vasco da Gama!
Associação das Torcidas Organizadas do Club de Regatas Vasco da Gama (ASTOVAS)

ASTOVAS



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FORÇA JOVEM 2004: TORCIDA FICA NA GERAL DO MARACANÃ

Flamengo x Vasco, como o mando de campo era do Flamengo, o Presidente Marcio Braga falou que a renda seria toda do Flamengo, em represália a Força Jovem foi em peso para a Geral do Estádio, já que lá é mais barato.
Flávio Vilela: Poxa eu estava, foi o jogo que o bundão do Márcio Braga quis pegar a renda toda do jogo pra ele ai a FJV foi em peso pra geral, chovendo averaaa! Entramos cantando. Eurico falou pra gente não entrar, oba obá deixa os garotos...hehehe"
Mauro Araujo: Isso mesmo ficou maneiro, o Mar Branco na Geral!!

QUANDO A PAIXÃO FALA MAIS ALTO
Apenas Organizadas atendem apelo de dirigentes
A boa fase do time e a perspectiva de vitória sobre o maior rival foram determinantes para parte da Torcida do Vasco ignorar o apelo do Presidente do Clube, Eurico Miranda, e comparecer em maior número ao Maracanã ontem, segundo a PM, na proporção de três Vascaínos para um rubro negro. Durante a semana, o dirigente pediu ao torcedor para não ir ao jogo, porque o Flamengo, rompendo antigo acordo entre os grandes do Rio, ficaria com a renda do clássico de hoje por ter o mando de campo.
“Errou o Flamengo e errou o Eurico por fazer esse pedido”, entendeu a Vascaína Michelle Oliveira de 25 anos, na arquibancada do Maracanã.
“O Flamengo tem o direito legal de não dividir a renda, mas errou porque havia um acordo. Só que não vou deixar de vir ao Estádio por causa do Eurico”, disse o estudante e também Vascaíno Renato Finamora.
A maioria das Torcidas Organizadas acatou o pedido do dirigente, como a TOV, Renovascão e a Pequenos Vascaínos. 
A Força Jovem compareceu, mas muitos de seus integrantes preferiram ir para a geral para não dar dinheiro ao rival. 
Os da Vasqueire foram ao Maracanã normalmente.
“Não tenho ingresso pago por dirigente. Tenho a minha independência”, comentou o Vascaíno Marcelo Figueiredo.
Para o produtor cultural Alexandre Peixoto, o Vasco está acima dos dirigentes.
“O Eurico não manda nos torcedores e o Vasco é muito mais importante do que ele”.
Fonte: Jornal O Globo 11 de Julho de 2004


Força Jovem Jornal O Globo 2004

Força Jovem Jornal O Globo 2004
Força Jovem  na Geral do Maracanã 2004

quinta-feira, 5 de julho de 2012

FEMININA CAMISA 12 1998: MULHERES APAIXONADAS

A paixão pelo Clube também é o principal critério para se ser aceita como sócia da Torcida Organizada Feminina Camisa 12 que em seu site adverte: “Apenas mulheres apaixonadas (pelo Vasco, é claro!) podem fazer parte desta Torcida, que fica nas Sociais de São Januário”.
Fonte: MARIAS-CHUTEIRAS X TORCEDORAS “AUTÊNTICAS”. IDENTIDADE FEMININA E FUTEBOL. 
Leda Maria da Costa  (Doutorado −Literatura Comparada −Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Cacareco (Resenvasco), Iara Barros (Feminina Camisa 12) , Pinna (SerVasco) e Tia Dulce Rosalina (Renovascão) Rumo ao Japão 1998

Zeca( Pequenos Vascaínos), Iara Barros (Feminina Camisa 12) , Pinna (SerVasco) e Tia Dulce Rosalina (Renovascão) Rumo ao Japão 1998

terça-feira, 26 de junho de 2012

SERVASCO 1999: HISTÓRIA

O texto a seguir foi extraído da Revista do Vasco, Orgão Oficial do Club de Regatas Vasco da Gama nº 13 de 1999.
Afilhiada da Pequenos Vascaínos, do Zeca, a Torcida Organizada de Seropédica Servasco, vem crescendo sob o comando do seu Presidente Paulo Roberto G. Pinna. 
Fundada em 28 de Julho de 1997, a Servasco já pode ser considerada orgulho dos Vascaínos em todo Estado do Rio, não apenas na Região, pois além da organização e o número cada vez maior de adeptos, possui uma Sede de fazer inveja as maiores Torcidas.
O Presidente Fundador Pinna diz ter mais motivos de orgulho pela primeira Torcida Organizada de Seropédica: Objetivo maior é divulgar o Vasco e o próprio Município. 
E tem mais, garante Pinna: Facilitar a ida dos Vascaínos aos jogos, sempre que for possível.

SerVasco 2002

SerVasco 2002

SerVasco 2002

SerVasco 2002

Servasco Revista do Vasco 1999

Servasco Revista do Vasco 1999

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ASTOVA 2012: A VOLTA DA ASTOVA

Não esta na hora da reinauguração da ASTOVA (Associação das Torcidas do Vasco), como órgão fiscalizador e ponte entre Diretoria do Clube e a Torcida. 
Assim sempre teríamos uma forma de cobrar da Diretoria do Clube em nome de todas as Torcidas Organizadas e não só em nome de uma Torcida específica, unidos pelo mesmo ideal que é o Vasco da Gama.
No dia 13 de Abril de 1982, foi fundada a ASTOVA, Associação das Torcidas do Vasco, e elegeram sua primeira Diretoria, em que fizeram parte, em seus cincos primeiros cargos administrativos, os Chefes das principais Torcidas do Vasco.
Para Presidente Amâncio César da TOV, no cargo de Vice Presidente Eli Mendes da Força Jovem, para Secretário João Teixeira da Vasbicão, para Tesoureiro Zeca da Pequenos Vascaínos e para Relações Públicas Dona Dulce Rosalina da Renovascão.
Segundo os Diretores da ASTOVA na época, a Associação teria como finalidade coordenar todo e qualquer movimento que envolva as próprias Torcidas do Vasco ou seus torcedores de um modo geral.
No dia 22 de Maio de 1982, aconteceu no Ginásio de São Januário, o II Congresso das Torcidas Reunidas do Vasco e nele foi realizado um Bingo com a entrega de diversos prêmios e uma grande gincana na qual foram distribuídos muitos brindes.
A ASTOVA, Associação de Torcidas do Vasco, integrada por dez facções, sob a liderança da TOV e da Força Jovem, as duas maiores, realizava em Maio de 1982, um boicote aos jogos, com o impedimento da entrada da Torcida cruzmaltina nas arquibancadas.
 A atitude gerava polêmica entre os torcedores Vascaínos, que reclamavam no Jornal dos Sports o direito de assistir à partida da arquibancada. 
Os reclames não demoviam as lideranças da idéia do protesto e o boicote era ampliado ao longo do mês: faixas e bandeiras eram colocadas na arquibancada e, em seguida, as Torcidas rumavam para a Geral do Maracanã.
Algumas opiniões sobre a volta da ASTOVA.
A respeito da ASTOVA sou totalmente a favor, pois é fundamental termos uma Associação em prol dos mesmos interesses, temos que estar juntos por nosso ideal que é o Vasco e se unirmos forças podemos ter os nossos direitos, promovendo assim uma maior integração entre todas as Torcidas por um único amor: o Vasco da Gama!!” falou Germaine integrante da Força Jovem.
Para Carlinhos Português, um dos mais antigos torcedores de Organizada do Vasco, componente da Ira Jovem, “a ASTOVA, nunca deveria ter acabado, a Torcida teria que ser mais unida, como por exemplo, a Carta que a Guerreiros enviou ao Vasco, teria que ter passado pela ASTOVA e a Associação ter enviado a carta em nome de todas as Torcidas.”
“Um passo importante para a conscientização de todas as Torcidas Organizadas do Vasco, unidas num só ideal”, disse Eddie Assessor de Imprensa da Força Jovem.

ASTOVA  Associação de Torcidas do Vasco



quinta-feira, 21 de junho de 2012

RASTA DO VASCO 2010: UM MESTRE NA ARTE DE CRIAR IMPACTO

Em dias de jogo do Vasco, São Januário e Maracanã viram uma espécie de galeria de arte a céu aberto. O responsável por tal exposição é Roberto Rodrigues, mais conhecido como Beto da Rasta, artista plástico de 31 anos, que assina trabalhos como o Bandeirão da União Vascaína, além de outras duas das maiores bandeiras da Força Jovem, uma de 2000 e a mais recente.
Tudo teve inicio em 1996, quando Beto começou nesta carreira de forma despretensiosa: criou uma bandeira de 4,0 por 4,5 metros para a Força e nunca mais parou. De lá para cá, matriculou-se em cursos de arte e passou a pintar quadros a óleo. 
“O Bandeirão mais difícil que fiz foi este mais recente, da Força Jovem. Não apenas pelo tamanho (95 x 35 metros), mas pelo desenho. O pessoal da Torcida me deu o modelo e adaptei. Não adianta simplesmente copiar, é preciso levar em conta o impacto que provoca no Estádio.”, explica Beto, que já fez trabalhos para outras Torcidas do país. “Mas a afinidade maior é mesmo com o Vasco, não tem jeito...” 
Fonte: Matéria da Revista do Vasco de 2010

Rasta do Vasco 2010

Rasta do Vasco 2010
Rasta do Vasco 2010

terça-feira, 19 de junho de 2012

GUERREIROS DO ALMIRANTE 2010: A FORÇA DO CANTO MÚSICAS

EU NASCI AMANDO O VASCO DEMAIS (Raul Seixas 1976 - Eu nasci a 10 mil anos atrás)
Eu nasci Amando o Vasco demais (Eu nasci amando o Vasco) 
Tua glória, Vasco, tua história não esqueço jamais
Eu vi o Dener com seus dribles de moleque 

O Edmundo brilhar em 97 
E o Sorato de cabeça, o gol do Bi, em pleno Morumbi (eu vi)
Vi o Cocada acabar com a mulambada 
Carlos Germano nossa eterna muralha
E a Torcida Vascaína, sempre unida,
Construiu a nossa casa! (eu vi)
Vi o Quiñonez balançando a 
cabeleira
O Pai Santana beijando nossa bandeira
E a virada mais bonita da história O Juninho incendeia
Eu nasci...

DÁ-LHE BACALHAU
Dá-lhe Bacalhau
E por você não paro de cantar
Amor igual a esse ninguém tem
Juntos vamos ganhar
Enquanto eu viver
Vasco querido eu sempre hei de ser

Coragem e alegria de torcer
Pra sempre te apoiar
Dá-lhe meu Vascoooo
E da-lhe da-lhe da-lhe da-lhe EOO
E da-lhe da-lhe da-lhe da-lhe EOO
E Dá-lhe meu Vascoooo

DODÔ É O PODER
É o poder, Dodô é o poder
Artilheiro da Colina faz um gol para a gente ver
 É o poder, Dodô é o poder 
Artilheiro da Colina faz um gol para a gente ver
Artilheiro do gol bonito veja só como é que é
O Dodô é a mistura de Garrincha com Pelé
 É por isso que eu falo e aqui não tem caô
Artilheiro de verdade está ligado é o Dodô".

Guerreiros do Almirante
Guerreiros do Almirante


GUERREIROS DO ALMIRANTE 2010: A FORÇA DO CANTO

Com letras criativas e a emoção do coro de milhares de vozes, Torcida é o 12 jogador do Vasco.
O poder do canto da Torcida, marcou presença memorável no dia do rebaixamento do Vasco a Série B do Campeonato Brasileiro, o fatídico 07 de Dezembro de 2008. 
No Estádio de São Januário, milhares de vozes repetiram em coro: 
“Na alegria e na dor, o sentimento não para”. 
Era uma estrofe da paródia de Anna Júlia, sucesso da Banda Los Hermanos, lançada pela Torcida Guerreiros do Almirante, onde surgiu também o cântico São Januário Meu Caldeirão. O verso se tornou slogan da campanha que, no ano passado, uniu os Vascaínos de todo o País na vitoriosa campanha de volta a Série A.
A Anna Júlia Vascaína, nasceu a 120 KM do Rio, em Volta Redonda, na casa de Henrique Araújo (25 anos).
 “Nunca imaginei que uma letra que fiz na sala cantando no ouvido de minha esposa tricolor para saber se estava boa, daria tão certo”. “Foi glorificante ouvir o coro da minha Torcida. Fui às lágrimas em várias ocasiões”, conta. 
O sucesso emocionou também o autor da Anna Júlia original, Marcelo Camelo, Vocalista de Los Hermanos e Vascaíno fanático, que enviou mensagem de Parabéns a Guerreiros do Almirante.
A versão da outra famosa música caiu no gosto dos Torcedores. 
De autoria dos também Vascaínos Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Além do Horizonte foi adaptada pela Torcida Força Jovem. 
A letra de Eduardo Maluodo, chegou as mãos do Diretor de Bateria, Sirlei Pereira de Souza (52 anos), e logo ganhou as arquibancadas do Calderão de São Januário.
Em 2010, o carro-chefe da Guerreiros do Almirante é,  EU Nasci Amando o Vasco Demais, paródia de Eu nasci há dez mil anos atrás, de Raul Seixas e Paulo Coelho, música de 1976. No ensaio realizado em Janeiro, a versão obteve o primeiro lugar, com que a escolha não poderia ter sido melhor”.
A letra também é de Henrique Araújo, que emplacou outra. 
Da-lhe, Bacalhau, na seleção de cânticos, “tem um refrão forte que a galera vai cantar alto”, aposta o autor. 
Outra versão, também de autoria de Henrique em parceria com o MC Charles, da Força Jovem, já conquistou a Torcida. Trata-se da adaptação do Funk É o Poder, do MC Max, que ganhou o Título Dodô é o Poder, em homenagem ao atacante Vascaíno.

Guerreiros do Almirante A Força do Canto 2010

Guerreiros do Almirante A Força do Canto 2010 


quinta-feira, 14 de junho de 2012

TOV 2010: MORRE TIA AIDA

Domingo dia 11 de Abril de 2010, faleceu a Tia Aida, uma das fundadoras da Torcida Organizada do Vasco, a TOV, em 1944. 
Aos 85 anos (nasceu no dia 19 de Janeiro de 1925), Aida de Almeida reforçará a Torcida Cruzmaltina no céu com Dulce Rosalina e Domingos Ramalho, entre outros verdadeiros torcedores ilustres do Club de Regatas Vasco da Gama. 
A Missa de Sétimo Dia da Tia Aida foi realizada no dia 19 de Abril às 19h, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, situada na Av. Vinte e Oito de Setembro 200, Vila Isabel. 

TOV Tia Aida de Almeida 2005

terça-feira, 12 de junho de 2012

FORÇA JOVEM, UNIÃO VASCAÍNA, VILA VASQUEIRE, GUERREIROS DO ALMIRANTE, PEQUENOS VASCAÍNOS, IRA JOVEM E RASTA DO VASCO 2010: SHOW DOS BANDEIRÕES

A Torcida do Vasco no dia 01 de Agosto de 2010 deu um show no Maracanã na partida contra o Flamengo, foram abertos no Estádio oito bandeirões, o da Vasqueire, o Camisão e a da Cruz de Malta da GDA, o da Força Jovem, o da Pequenos Vascaínos, o da União Vascaína, o da Ira Jovem, e o da Rasta. 
Verdadeiro show.

Vasco Show dos Bandeirões 2010

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PEQUENOS VASCAÍNOS 2010: BANDEIRÃO

Fevereiro de 2010: O objetivo do projeto foi mostrar a paixão ao Vasco, como ela se propaga naturalmente e espontaneamente , e como se mantém com ações incompreendidas na maioria das vezes. Foi também a construção de um símbolo para demonstrar como diversas pessoas podem atuar em conjunto e este resultado influenciar na expansão desse sentimento não importando a idade, sexo ou religião.
O bandeirão começou com um desenho simples, além de uma escolha muito rápida de possíveis frases que tiveram como fonte uma pesquisa em frases famosas e o samba da Unidos da Tijuca no ano do centenário, isto através da troca de e-mails.                                                    
Posteriormente uma pesquisa na comunidade da TPV no Orkut decidiu que o Bandeirão não deveria fazer alusão a Torcida Organizada. 
Em paralelo seguia um processo de pesquisa para identificar quem deveria e poderia fazer o Bandeirão. Sendo este processo bastante cansativo e que consumiu bastante tempo. Inicialmente o Bandeirão teria 200 metros de comprimento por 50 de largura, pois a idéia era que ele fosse além da grade da arquibancada; entretanto por alguns problemas na estrutura do Maracanã e por segurança foi reduzido para o tamanho atual 100 metros de comprimento por 41 metros de largura. 
Foram adquiridos 30 rolos de tecido aproximadamente e gastos quase 30 quilômetros de linha de costura. 
Foram aproximadamente 30 dias de trabalho, com uma e em algum momento duas costureiras e um e em algum momento 3 profissionais pintando o Bandeirão. 
Se fosse estendido cada rolo de pano que foi utilizado, cada um deles com 100 metros seriam 3 quilômetros de extensão; isto seria de 4 a 5 vezes a passarela do samba, quase 2 vezes a Avenida Rio Branco da Praça Mauá até a Av Beira Mar, e um pouco mais de duas vezes a pista do Aeroporto Santos Dumont. 
O comprimento do Bandeirão aberto é três vezes a altura do Cristo Redentor desde a sua base; mais alto do que a catedral do Rio de Janeiro; maior do que a estátua da Liberdade em Nova York; mais alto do que o prédio do BNDES no Rio de Janeiro.
Foram utilizados 30 mil metros de linha de costura, em torno de 10 galões de tinta; a caravela se aproxima ao tamanho de uma quadra de Futsal e ele pesa um pouco menos de 400 kg.               
O Bandeirão precisa de no mínimo 25 pessoas para carregá-lo. 
Todo o processo foi filmado e estão disponíveis no Youtube, posteriormente estarão disponibilizados também na seção Multimídia. 
Agora que já sabemos como funciona, este foi só o protótipo, o projeto de confeccionar o maior Bandeirão do Brasil já está no papel. 
Saudações Vascaínas

Pequenos Vascaínos 2010

Pequenos Vascaínos 2010

Pequenos Vascaínos 2010

quinta-feira, 7 de junho de 2012

UNIÃO VASCAÍNA 2010: BANDEIRÃO

Junho de 2010: A União Vascaína produziu um novo bandeirão para torcer e apoiar o Vasco no Campeonato Brasileiro. 
Enorme, ele vai de cima a embaixo da arquibancada de São Januário. 
O escudo do Clube vai estar agora nos jogos realizados no Rio de Janeiro. 
A bandeira tem 33 metros de altura por 30 de largura e foi toda financiada pelos torcedores.

União Vascaína Bandeirão 2010

União Vascaína Bandeirão 2010

União Vascaína Bandeirão 2010
União Vascaína Bandeirão 2010