sexta-feira, 22 de junho de 2012

ASTOVA 2012: A VOLTA DA ASTOVA

Não esta na hora da reinauguração da ASTOVA (Associação das Torcidas do Vasco), como órgão fiscalizador e ponte entre Diretoria do Clube e a Torcida. 
Assim sempre teríamos uma forma de cobrar da Diretoria do Clube em nome de todas as Torcidas Organizadas e não só em nome de uma Torcida específica, unidos pelo mesmo ideal que é o Vasco da Gama.
No dia 13 de Abril de 1982, foi fundada a ASTOVA, Associação das Torcidas do Vasco, e elegeram sua primeira Diretoria, em que fizeram parte, em seus cincos primeiros cargos administrativos, os Chefes das principais Torcidas do Vasco.
Para Presidente Amâncio César da TOV, no cargo de Vice Presidente Eli Mendes da Força Jovem, para Secretário João Teixeira da Vasbicão, para Tesoureiro Zeca da Pequenos Vascaínos e para Relações Públicas Dona Dulce Rosalina da Renovascão.
Segundo os Diretores da ASTOVA na época, a Associação teria como finalidade coordenar todo e qualquer movimento que envolva as próprias Torcidas do Vasco ou seus torcedores de um modo geral.
No dia 22 de Maio de 1982, aconteceu no Ginásio de São Januário, o II Congresso das Torcidas Reunidas do Vasco e nele foi realizado um Bingo com a entrega de diversos prêmios e uma grande gincana na qual foram distribuídos muitos brindes.
A ASTOVA, Associação de Torcidas do Vasco, integrada por dez facções, sob a liderança da TOV e da Força Jovem, as duas maiores, realizava em Maio de 1982, um boicote aos jogos, com o impedimento da entrada da Torcida cruzmaltina nas arquibancadas.
 A atitude gerava polêmica entre os torcedores Vascaínos, que reclamavam no Jornal dos Sports o direito de assistir à partida da arquibancada. 
Os reclames não demoviam as lideranças da idéia do protesto e o boicote era ampliado ao longo do mês: faixas e bandeiras eram colocadas na arquibancada e, em seguida, as Torcidas rumavam para a Geral do Maracanã.
Algumas opiniões sobre a volta da ASTOVA.
A respeito da ASTOVA sou totalmente a favor, pois é fundamental termos uma Associação em prol dos mesmos interesses, temos que estar juntos por nosso ideal que é o Vasco e se unirmos forças podemos ter os nossos direitos, promovendo assim uma maior integração entre todas as Torcidas por um único amor: o Vasco da Gama!!” falou Germaine integrante da Força Jovem.
Para Carlinhos Português, um dos mais antigos torcedores de Organizada do Vasco, componente da Ira Jovem, “a ASTOVA, nunca deveria ter acabado, a Torcida teria que ser mais unida, como por exemplo, a Carta que a Guerreiros enviou ao Vasco, teria que ter passado pela ASTOVA e a Associação ter enviado a carta em nome de todas as Torcidas.”
“Um passo importante para a conscientização de todas as Torcidas Organizadas do Vasco, unidas num só ideal”, disse Eddie Assessor de Imprensa da Força Jovem.

ASTOVA  Associação de Torcidas do Vasco



Um comentário:

  1. "Vamos, vamos torcida do Vascão, São Januário é o orgulho da nação; vamos, vamos torcida do Vascão vamos cantar com muita emoção!!!!!" Pilombeta Compositor

    ResponderExcluir