segunda-feira, 7 de março de 2011

FORÇA JOVEM 1991: FESTA EM PRETO E BRANCO

Tendo o Vasco da Gama como uma paixão, provavelmente a maior de suas vidas, os torcedores quando não estão numa arquibancada fazendo uma festa em Preto e Branco com muito samba, geralmente estão sonhando com o dia em que reviverão esses momentos. 
Nos dias de grandes clássicos no Maracanã, a Força Jovem apresenta a multidão presente ao Estádio cerca de 80 bandeiras e uma bateria (chamada por eles de nota 10) composta por oito surdos, 15 repiniques, 15 caixas e uma quantidade enorme de chocalhos e tamborins.
“E estamos aprontando aquela que será a nossa maior bandeira, com 60 metros quadrados. Ela trará estampada nosso símbolo o Eddie, mascote da banda de heavy metal Iron Maiden,” diz Roberto Monteiro. 
O Eddie aliás, já aparece em alguns adesivos da Força.
Eddie, aliás já aparece em alguns adesivos da Força Jovem.
Sobre rivalidade entre Torcidas de Estados diferentes, eles explicam que ela fez com que surgisse também amizade, como é o caso do bom relacionamento que hoje une a Torcida do Vasco com a do Palmeiras, de São Paulo.
“Tudo começou num jogo entre Palmeiras e Flamengo no Maracanã. Naquele dia, torcedores do time paulista pediram a nós que levantássemos uma bandeira do Vasco no meio da Torcida deles, para mexer com os flamenguistas.
Começou ali então uma amizade que cresceu muito com o passar dos anos. Sempre que vamos a São Paulo somos bem recebidos por eles, e vice-versa quando eles vêm ao Rio”, diz Roberto, apontando para um troféu na estante dado pela Mancha Verde, uma das facção palmeirenses. 
Outra ligação dos Vascaínos é com a Torcida do Atlético Mineiro. Do mesmo modo, os rubros negros se consideram amigos dos torcedores do Corinthians, em São Paulo, e do Cruzeiro, em Belo Horizonte.
Nessas andanças, os jovens já estiveram em praticamente todos os Estados brasileiros e ainda em países como o Chile e o Paraguai. 
Também já enviaram representantes as últimas Copas do Mundo (1982, 1986 e 1990). Através dessas peregrinações eles fizeram contatos com Torcidas de países da Europa, e guardam hoje um grande acervo de fotos de Torcidas Italianas, Espanholas, Portuguesas, Alemãs, Inglesas e até Iugoslavas.  
A Força Jovem já chegou a ser tema de reportagem publicada na revista Italiana “Supertifo”, especializada em Torcidas Organizadas.
Fonte: Jornal O Globo 21 de Outubro de 1991    

Força Jovem 1990

Força Jovem Jornal O Globo 1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário