quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A ORIGEM DO BLOG

Esse Blog é dedicado a todas as pessoas, que amam o nosso Clube de Regatas Vasco da Gama.
Torcedores anônimos e torcedores de Torcidas Organizadas, que dedicaram suas vidas ontem, hoje e sempre, para dar um colorido especial a essa festa que é o futebol.
Comecei pesquisando sobre minha Torcida, em especial que é a Força Jovem ( Hoje sou da Ira Jovem, kkkkk), mais não poderia chegar até a sua origem sem antes passar por onde tudo começou.
Os primeiros Torcedores, a Primeira Torcida Organizada do Vasco ( a TOV).
A criação das primeiras Torcidas Organizadas do Vasco, eu acabei descobrindo através de um Livro,
"O Clube Como Vontade e Representação, O Jornalismo Esportivo e a Formação das Torcidas Organizadas do Futebol do Rio de Janeiro" de Bernardo Borges Buarque de Hollanda da Editora 7 Letras.
Bernardo Buarque de Hollanda é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFRJ. 
É Mestre (2003) e Doutor (2008) em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), em 2006. 
Faz pós-doutorado na Maison des Sciences de l'Homme (Paris-2009), com bolsa do Conseil National de la Recherche Scientifique (CNRS), onde desenvolve pesquisa comparativa entre torcidas organizadas no Brasil e na França. 
É autor do livro "O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego" (Rio de Janeiro: Edições Biblioteca Nacional, 2004, 328p.). 
É editor da Revista Esporte & Sociedade. Tem experiência nas áreas de História, Antropologia e Sociologia. Seus principais temas de pesquisa são: história literária e modernismo; cultura brasileira - crítica e interpretação; cultura popular e identidade nacional; pensamento social e intelectuais no Brasil; história social do futebol e torcidas organizadas.
Para quem é amante de Torcida Organizada, esse livro é imperdível, uma verdadeira aula de História sobre as Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro.
Livro: O Clube como vontade e representação - Bernardo Borges Buarque de Hollanda
Entre brigas, alianças, caravanas e emoções de todo tipo, o fenômeno da formação das torcidas futebolísticas traz um recorte bastante particular para o estudo das relações humanas e sociais.
Partindo de um trabalho de pesquisa e de análise profundo e inovador, esta obra desvela o universo que gira em torno das torcidas de futebol, ajudando a compreender os mecanismos que moldaram e que regem esses atores/personagens ainda tão pouco estudados desde sua entrada em cena ao longo do século passado.
Sobre o autor
Bernardo Borges Buarque de Hollanda é autor de: "O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego"

ORKUT: SCRAPS PARA BERNARDO BUARQUE DE HOLLANDA 15/02/2011

Bernardo
Como eu tinha muito material da Torcida Força Jovem, e sempre que entrava nos sites oficiais, sempre a mesma história, resolvi pesquisar e escrever a história da Força Jovem, sempre pesquisando na internet, conversando com os antigos, a história foi saindo. 
Numa dessas pesquisas achei sua tese da PUC, caraca fiquei doido, nunca tinha lido nada antigo como você escreveu, comprei seu Livro, e resolvi ampliar a minha história de Força Jovem para as Torcidas do Vasco em geral.
Gostaria de saber se posso incluir partes de seu livro, dando o devido crédito, nessa história, minha idéia nunca foi escrever um livro e nem publicar nada, já que a maioria das coisas eu peguei pela internet e não foi nada escrito por mim.
Eu queria fazer um blogspot, contando a história e colocando fotos e talvez um dia criar um Site.
Me manda seu email que te mando a história, vê se me autoriza.
Um grande abraço.

ORKUT: RESPOSTA DE BERNARDO 16/02/2011
Olá, o seu material é fabuloso, parabéns. Estou curioso para conhecer seu livro sobre a FJV, pode incluir citações do meu livro, sim. 
Você conheceu seu Agostinho? e o Ely Mendes?
Gostaria de conhecê-lo pessoalmente. 
Sou Professor na Fundação Getúlio Vargas, na Praia de Botafogo. é longe para você? 
um abraço, Bernardo

Livro O Clube como Vontade e Representação
Bernardo Buarque de Hollanda

4 comentários:

  1. Se vc ler os agradecimentos, verá um para Jorge Medeiros, ajudei o Bernardo fornecendo algum material do vasco e da torcida. Gostaria de entrar em contato com o responsavel da pagina para eu passar algum material e propor algumas coisas. Por exemplo, estou escrevendo sobre a torcida do Vasco nos anos 1930. Tenho varios trabalhos sobre O vasco e sua torcida mas nao sei como publicar isto. Jorge Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Jorge Medeiros seria uma honra te ajudar. Me passa teu email

    ResponderExcluir
  3. 1jorgemedeiros@gmail.com ou no facebook como Jorge Medeiros mas nao sou uma pessoa muito conectada. Saudaçoes vascaínas

    ResponderExcluir