domingo, 3 de setembro de 2017

VASCO 2017: LIVRO "100 ANOS DA TORCIDA VASCAÍNA", 1909 SEDE DE SANTA LUZIA

                                                    “guarnições do Club de Regatas Vasco da Gama”
                                                                Legenda da Revista Careta


1909                     Sede de Santa Luzia

        Depois de bicampeonato de 1905-6 o clube vai ficar um bom período sem conquistar um novo campeonato no Remo. Enquanto isso, o Gragoatá e o Regatas e Natação de Santa Luiza (4 vezes) conquistavam títulos e se tornavam os maiores vencedores nos primeiros anos de campeonatos oficiais na cidade. No entanto, com o tricampeonato em 12-13-14, o C. R. Vasco da Gama retomará a hegemonia e se consolidará como o maior vencedor das regatas nos 20 primeiros anos.
            Era inegável que o remo ainda desfrutava de grande popularidade. A melhor prova disso era a intensa divulgação nos principais jornais e revistas da época. As mais importantes revistas desse período eram O Malho, Revista da Semana, Careta e Fon-Fon. Estas duas últimas foram lançadas nos anos anteriores e comprovavam o sucesso das publicações que exaltavam um novo estilo de vida mais descolado das tradições do século XIX.
Diferente dos clubes de futebol que se multiplicavam por toda a cidade nestes anos, os clubes criados voltados preferencialmente para o remo tiveram sua proliferação somente no final do século XIX, quando surgiram os principais clubes. Em 1909 e nos anos seguinte eles continuariam dominando as regatas. Eram eles: Club de Regatas Vasco da Gama, Club de Regatas Boqueirão do Passeio, Club de Regatas São Cristóvão, Club de Regatas Botafogo, Club de Regatas Guanabara, Club de Regatas Icaraí, Club de Natação e Regatas, Club Internacional de Regatas, Club de Regatas do Flamengo e Grupo de Regatas Gragoatá.
Na competição mais importante do ano disputada em agosto, os jornais divulgavam a presença de celebridades no Pavilhão e de um grande público que prestigiava a competição: “a Enseada de Botafogo revestiu-se de gala para a realização da prova náutica”[1], contando com as presenças ilustres do Presidente da República, Nilo Peçanha, do ministro da Marinha, Almirante Alexandrino e do ex-prefeito da Capital Federal, Pereira Passos. Também ocupava o Pavilhão o ex-presidente do Vasco, Candido de Araújo, que neste ano se tornou presidente do clube Boqueirão do Passeio. Sua saída ocorreu depois de 1906 quando ele não ficou satisfeito ao ser derrotado nas eleições ocorridas poucos anos atrás.
 Fonte: Livro “100 anos da Torcida Vascaína”, escrito pelo historiador Jorge Medeiros.


[1] Fonte: A Imprensa, 23 de agosto de 1909.

Vasco Revista Careta 1909

Nenhum comentário:

Postar um comentário