domingo, 10 de setembro de 2017

VASCO 2017: LIVRO "100 ANOS DA TORCIDA VASCAÍNA", 1911 O FOOTBALL É BARRADO PELO ROWING

“a tentativa de fundar o futebol no Vasco é anterior a vinda dos portugueses ao Brasil”
                                                  Álvaro Nascimento- jornalista

1911           O Football é barrado pelo Rowing

        Até o começo desta década a imprensa dava maior destaque para as competições na Enseada de Botafogo. Em domingo de regatas era comum no dia seguinte e durante a semana, os jornais e revistas enfatizarem a presença das mulheres mais elegantes da sociedade ocupando os lugares de destaque nos setores mais importantes do Pavilhão.
            Até hoje não foi feita nenhuma pesquisa acadêmica para quantificar como foi a mudança para a inversão do destaque para o futebol no lugar que era ocupado pelo remo na imprensa carioca. Mario Filho (2003, p.48) aborda esta questão sem precisar a época da mudança, pois antes “os jornais falavam mais do remo. Dedicavam uma página inteira para o rowing em dia de regata. Nesse dia não havia lugar para o noticiário do futebol, sempre mais escasso, espremido. Numa coluna. Nada de manchetes, de crônicas, de fotografias”.
            Em nosso levantamento de fontes iconográficas constatamos que até 1915 o Vasco teve inúmeras imagens de seus atletas em competição, dos associados na sede em datas comemorativas e nas atividades recreativas (os famosos pic nics). A partir de 1916, quando se inicia o futebol no clube, foram muito escassas as informações das partidas do Vasco. Praticamente eram resumidas em pequenas notas, sem maiores dados sobre o público e a escalação. Enquanto isso, o futebol dos clubes da Primeira Divisão já recebe um tratamento diferenciado, com relatos pormenorizados das partidas e inúmeras fotos dos jogadores e dos estádios lotados.
            Em termos comparativos, podemos constatar que o sucesso do futebol veio com a disseminação dos clubes por toda a cidade nestes anos, enquanto o número de clubes de remo ficou estacionado na mesma quantidade do início do século.
            Muitos clubes de remo viram crescer no interior de suas sedes as conversas de associados sobre a possibilidade de que o futebol também pudesse fazer parte do rol de esportes praticados pela agremiação. Também nutriam o desejo de fazer parte da Liga Metropolitana e daí competir contra os mais tradicionais clubes como o Fluminense, o Botafogo e o América.
            No Vasco, o primeiro grande movimento para introduzir o futebol no clube começou em fevereiro de 1911, quando um grupo de associados, reunindo cerca de 15 jovens, faz uma reunião na sede do clube para tentar implantar um Departamento de Futebol[1]. O pedido foi negado. O remo era o esporte principal do clube e o futebol não era um esporte ainda bem-vindo, pelo menos para os que comandavam a agremiação. Contudo, no final de 1911, o Flamengo, tradicional rival do Vasco, resolve aderir ao futebol, apesar da reação contrária de muitos dos seus atletas do remo.
Fonte: Livro “100 anos da Torcida Vascaína”, escrito pelo historiador Jorge Medeiros.


[1] Cf. Malhano, Clara. São Januário, arquitetura e história. Rio de Janeiro, Mauad, 2002.

Vasco Revista O Malho 1911

Nenhum comentário:

Postar um comentário