domingo, 16 de julho de 2017

VASCO 2017: LIVRO "100 ANOS DA TORCIDA VASCAÍNA", 2014 O MARACA É NOSSO

                          “Vou subir a Colina para ver meu amor, vou ver meu Vasco jogar”
                                                                                         Fernanda Abreu cantora

2014                      O Maraca é Nosso

        Juninho havia previsto sua despedida do futebol jogando o campeonato carioca de 2014 mas no final de janeiro, em razão de sucessivas lesões, o jogador resolve, aos 39 anos, abandonar o futebol para a tristeza de seus inúmeros admiradores. Na mesma época falecia o jornalista da Rádio Tupy, Jorge Nunes. Irreverente e com uma linguagem popular, o comentarista fazia questão de participar dos debates esportivos defendendo com orgulho o seu time do coração.
Ainda no início do ano a Força Jovem era novamente punida com a extensão da pena de não comparecer aos jogos por um ano. Para o sociólogo Mauricio Murad, a medida era ineficiente pois faltava uma articulação das diferentes esferas públicas, envolvendo também federações e clubes e se criar um verdadeiro plano nacional contra a violência. Para piorar a situação os problemas dentro da torcida continuavam com a disputa entre os grupos rivais:.
        No ano da Copa do Mundo no Brasil não faltaram estudos sobre o futebol e o tema do fenômeno das torcidas continuou predominando. O sociólogo Bernardo Hollanda, escreve um antigo sobre as mudanças com o surgimento de um novo estilo de torcer em UMA ANÁLISE DAS NOVAS DINÂMICAS ASSOCIATIVAS DE TORCER NO FUTEBOL BRASILEIRO[1]. Nele é feito uma análise histórico-sociológica de compreensão da atuação desses subgrupos contestando a visão corrente da grande imprensa e de outros setores da sociedade segundo a qual a violência seria uma patologia social inerente aos membros das torcidas organizadas – com os pejorativos “vândalos”, “bárbaros” e “irracionais”. Para Hollanda, as várias pesquisas já apontavam para a necessidade de apreender as transformações internas por que vêm passando as torcidas organizadas nos últimos anos. Em paralelo ao crescimento e à intensificação das brigas fora dos estádios, novos agrupamentos de jovens torcedores surgem nas arquibancadas, com a proposição de um discurso antagônico ao das torcidas tradicionais.
            Pouco antes da Copa do Mundo de 2014, uma briga entre as torcidas de Flamengo e Corinthians, válida pela segunda rodada do campeonato brasileiro com transmissão pela televisão, não teve a mesma punição que os vascaínos sofreram. Em nota, a Força Jovem lamenta que a repercussão e a punição tenham sido nulas:a nossa INDIGNAÇÃO, NENHUM VEÍCULO de COMUNICAÇÃO, noticiou a "CONFUSÃO GENERALIZADA", envolvendo as DUAS MAIORES ORGANIZADAS do Flamengo! Para nós, não é nenhuma SURPRESA, pois esta MÍDIA COMPRADA FAZ O POSSÍVEL E IMPOSSÍVEL para PROTEGER O SEU TIME QUERIDO E DO CORAÇÃO!” Também a Guerreiros do Almirante sai em defesa de uma lei igual para todos: “não entendemos o silêncio da Grande Mídia e do "guardião da justiça" Paulo Schmidt diante da briga ocorrida no Pacaembu, no dia 27 de abril de 2014, entre Corinthians x CRF, onde a Torcida do Clube "roubado é mais gostoso" se confrontou entre si, com direito a imagens de selvageria, furtos e agressões!
Onde esta a ISONOMIA? Onde esta a Justiça?”, conclui o protesto.
Mesmo sem enfrentar o Flamengo no campeonato brasileiro de 2014, a torcida vascaína não esqueceu do rival depois da Copa do Mundo e aproveitou para fazer uma paródia da música cantada pela torcida da Argentina para provocar os brasileiros, "Decime qué se siente". Na letra não faltam lembranças de vários carrascos: Cocada, Pedrinho e Edmundo. Mas a provocação maior é o fato dos rubro-negros não terem um estádio próprio. A aproximação da torcida vascaína com os argentinos se deu na final da Copa do Mundo. Antes dos argentinos o contato tinha sido com os chilenos, quando a GDA  apareceu em imagens ao lado de membros da Barra Brava Los de Abajo, da Universidad de Chile, que vieram ao Rio assistir sua seleção jogar contra a Espanha”. Depois foi a vez dos Guerreiros do Almirante e da Ira Jovem, receberam em São Januário a principal Torcida Organizada (Barra) do Boca Junior, a La Doce (La 12), antes da grande final no Maracanã entre Alemanha x Argentina.
        A novela Império da Rede Globo foi o grande sucesso da dramaturgia neste ano. No papel principal o ator Alexandre Nero interpretando um rico empresário manifesta em diversos capítulos seu amor pelo clube do coração: o Vasco. Em um dos episódios ele comenta o seu interesse em patrocinar o clube que vivia no mundo real uma grave crise financeira. Outros dois personagens demonstram que eram vascaínos: sua filha, vivida pela atriz Leandra Leal e o dono do bar, interpretado por Jackson Antunes.
Em novembro Eurico Miranda retorna a presidência do clube ao vencer as eleições com mais de 50% dos votos válidos dos vascaínos. O ex-presidente derrotou os candidatos Roberto Monteiro, pela chapa Identidade Vasco, e Julio Brant, pela chapa Sempre Vasco. No dia seguinte da vitória de Eurico Miranda o responsável pelo “blog da Fuzarca” lamenta o resultado pois as pesquisas na Internet preferiam, com maioria absoluta (70%), a vitória de Julio Brant: “A vitória do Eurico Miranda é uma prova cabal do desencontro entre o que pensa o torcedor – ávido por mudanças, simpático à ideia de profissionalização do futebol e a democratização do clube – e o eleitor médio vascaíno, em grande parte conservador, tradicionalista e que não trocaria nunca o conceito vago de “impor respeito” por uma administração mais transparente”.
A eleição ocorre próximo da volta do clube para a Série A. No dia 8 de novembro 50.000 pessoas prestigiavam o time na vitória contra o ABC no Maracanã, mas a classificação viria alguns dias depois (dia 22) em um sofrido empate diante do modesto Icasa também no Maracanã, diante de um público de mais de 56.000 pessoas que vaiaram impiedosamente o time, apesar da classificação.
            Um dos poucos jogadores poupados pela torcida nesta temporada foi o volante argentino Guiñazu com seu estilo aguerrido, ele foi uma das raras exceções a ter seu nome gritado pelos torcedores que o chamavam de PItbull. O argentino de 36 anos e contrato com o Vasco até julho do ano que vem, já demonstrou vontade em ficar no Vasco e deseja até mesmo encerrar a carreira no clube.
            A revista norte-americana Times escolheu as 34 imagens mais marcantes em todo o mundo no ano de 2014 e, uma das fotos faz referência a um simbólico torcedor vascaíno, chamado Caíque. A reportagem destaca a fé do conhecido torcedor dos vascaínos, cujo nome verdadeiro é Carlos Henrique, trazendo a seguinte legenda: “Em todo jogo disputado pelo clube do Rio Vasco da Gama, Carlos Henrique do Nascimento carrega um cartaz em que se lê “fé” e uma planta que alguns torcedores acreditam trazer sorte (são os galhos de arruda que ele carrega)”.
O Brasil encerrava em 2014, mais uma vez, como a nação que mais ocorreram crimes por causa de futebol em todo o mundo. Este ano foram 18 mortes motivadas por rivalidades clubísticas, como atestam números oficiais tabulados pelo professor e sociólogo Mauricio Murad. De nove medidas anunciadas pelo governo depois de Joinville, apenas uma foi executada (o cadastro de torcidas organizadas) - diz Murad[2]. As outras medidas anunciadas continuam apenas no papel: criação de um guia de procedimento de segurança para atividades esportivas; Juizado de torcedores e delegacias especiais; segurança integrada; qualificação dos estádios; câmara técnica e estatuto da segurança privada nos estádios; e maior responsabilização dos clubes
2010: 12 pessoas Morreram por causa de futebol no Brasil.
2011: 11 pessoas Tiveram a morte comprovadamente ligada a rixas de torcidas.
2012: 23 pessoas Foram mortas por torcerem por times diferentes. Nesse ano, a violência do futebol dobrou.
2013: 30 pessoas Foram assassinadas por torcedores rivais. Foi o maior número da História.
2014: 18 pessoas Morreram por causa de futebol no Brasil. A redução se deveu à pausa para a Copa do Mundo
 Fonte: Livro “100 anos da Torcida Vascaína”, escrito pelo historiador Jorge Medeiros.


[1] Fonte: Recorde: Revista de História do Esporte Artigo Volume 7, número 1, janeiro-junho de 2014, p. 1-3 Hollanda, Azevedo e Queiroz.
[2] Fonte: Novanews em 29 de Dezembro de 2014.

Vasco Maracanã 2014

Vasco Maracanã 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário