domingo, 18 de setembro de 2016

VASCO 2016: LIVRO "100 ANOS DA TORCIDA VASCAÍNA", 1932 EMBAIXADOR OLÍMPICO

Torcida do Vasco em Los Angeles
Manchete do Jornal

1932                       Embaixador Olímpico

           
            Para evitar as transferências foram criadas várias leis, algumas mais rigorosas e outras mais brandas. No começo dos anos 1930 valia a lei do Estágio, em que o jogador não poderia atuar no novo time como titular por um período de um ano. Apesar das leis, das reações dos torcedores, a verdade é que as mudanças continuavam acontecendo, tanto é que um jornal chegou a mostrar em uma grande manchete que 1932 seria o ano dos “borboletas”.
            Os próprios jogadores não sabiam como seria o futuro do futebol e davam respostas contraditórias sobre o profissionalismo, ora atacando, ora defendendo. Em agosto de 1931, Domingos afirmava: “sou contra o profissionalismo que destrói o sentimento familiar e patriotismo dos homens. Jamais sairei do Rio para o estrangeiro, como servo do futebol”. Dois meses depois o próprio jogador afirmava numa outra entrevista, uma posição totalmente diferente: “o profissionalismo e uma necessidade inadiável para o progresso do nosso futebol e a honestidade dos nossos rapazes (...) se eu for convidado a atuar num clube de profissionais, com vantagens, repito, abandonarei o amadorismo. Não me envergonharei de ser profissional” (Hamilton, 2005. pp. 70-71).
            Em 1932 o Vasco contratava o zagueiro Domingos da Guia mas pelo regulamento não poderia lançá-lo no time principal naquele ano, aguardando o tempo da Lei do estágio. A torcida teria que se contentar em ver o jogador disputando as partidas da preliminar.
            Depois do sucesso do concurso para enviar um torcedor ao Uruguai em 1930, a próxima competição internacional que mobilizou as redações cariocas foi a Olimpíada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Dessa vez a disputa era para ser embaixador olímpico e contou com a participação conjunta do “Diário de Notícias e Jornal dos Sports vão custear as despesas com a ida de duas pessoas a Los Angeles para assistir aos Jogos Olympicos. Affonso Silva, o Polar, um dos mais fortes concorrentes ao Grande Concurso instituído pelo Diário de Notícias e o Jornal dos Sports, esteve, ontem em nossa redação, depois da apuração que havíamos realizado”[1].
Pouco depois uma outra notícia mostrava uma mobilização dos vascaínos para assistirem aos jogos em Los Angeles como atividade de turismo, inaugurando uma pratica que se tornaria habitual no final do século XX quando os esportes competitivos e suas competições mais famosas virariam uma nova fonte de receita para as agências de turismo. Na época a imprensa destacou desta forma o interesse na viagem: “A TORCIDA DO VASCO EM LOS ANGELES. O grande Club vai organizar uma caravana. O Sr Manoel Ramos o primeiro inscrito. A Torcida Vascaína é uma das mais entusiasmada que possuímos. É ardorosa, o seu entusiasmo não conhece limites. Os defensores do Vasco tem sempre a anima-los numerosos adeptos do seu Club. Ainda agora, os torcedores Vascaínos vão ter oportunidades de demonstrar o seu ardor. A Agência Exprinter, que está organizando uma grande caravana para ir a Los Angeles, assistir aos jogos Olimpicos, entre em combinação com o Vasco da Gama, afim de que um grupo de torcedores do prestigiado Club possa torcer pelos seus atletas na importante competição mundial.As inscrições estão com o Sr Raul Campos, Presidente do Club. O primeiro Vascaíno a inscreve-se foi o Sr Manoel Ramos, ex-tesoureiro da AMEA, e uma das figuras mais queridas do Club da Cruz de Malta”[2].
Em dezembro de 1932 a Seleção Brasileira foi disputar a Copa Rio Branco no Uruguai. Mesmo enfrentando o boicote dos paulistas, formando um time de desconhecidos e a pressão para não escalar Leônidas, o Brasil consegue vencer os uruguaios  por 2 a 0, com 2 gols de Leônidas.
Ao voltar para o Brasil, os jogadores foram recebidos como verdadeiros heróis, pois tinham vencido a seleção bicampeã olímpica (1924 e 1928) e atual campeã do mundo de 1930, quando muitos esperavam um resultado adverso.  “E foi uma recepção digna de heróis no cais do porto carioca. Milhares de pessoas aguardavam os jogadores para uma festa fabulosa (...) a polícia teve ate de montar um cordão de isolamento, tamanho era o delírio dos torcedores (...) do porto os jogadores seguiram em carro aberto e desfilaram pelas ruas do Rio. Era  gente por todos os cantos. Da janela dos prédios chovia papel picado, nas ruas era um só grito:  Brasil! Brasil!” (Ribeiro, 1999, p.50).
O próprio presidente Getúlio Vargas fez questão de receber e homenagear os jogadores no Palácio do Catete. Aquela seria a primeira vez que o político perceberia a força do futebol e a importância dos jogadores como novos heróis nacionais. Juntar sua imagem com aqueles heróis populares vai ser sua marca nos próximos anos.
Fonte: Livro “100 anos da Torcida Vascaína”, escrito pelo historiador Jorge Medeiros.


[1] Fonte: Diário de Notícias 14 de Fevereiro de 1932.
[2] Fonte: Jornal dos Sports 01 de Julho de 1932

Vasco Jornal dos Sports 1932

Vasco Jornal Diário de Notícias 1932

Nenhum comentário:

Postar um comentário