domingo, 25 de junho de 2017

VASCO 2017: LIVRO "100 ANOS DA TORCIDA VASCAÍNA", 2008 MUDANÇAS DE PRESIDENTES

                                                          "Nada mais Brasileiro que ser Vascaíno
                                                  e nada mais Vascaíno, que ser FORÇA JOVEM”.
                                                                    Slogan da torcida

2008                  Mudanças de Presidentes
        O ano começa com a homenagem da torcida Mancha Verde em sua festa de 25 anos com um troféu para a Força Jovem como prova da amizade entre as duas agremiações. No campeonato carioca a estreia desastrosa contra o Madureira mostrou o que seria aquele ano para a torcida vascaína que sofreria até o fim do ano com a queda para a segunda divisão pela primeira vez.
            Quem não poderia imaginar a tristeza que seria aquele ano era a GDA e o cantor do grupo Los Hermanos, Marcelo Camelo. A torcida fez uma adaptação de uma famosa canção do grupo e tem uma resposta emocionada: "Aos amigos da Guerreiros do Almirante. Vocês não imaginam a alegria que tive ao saber da versão de Anna Julia que vocês fizeram pra cantar nos jogos do nosso Vascão. Esse é o tipo de acontecimento que não se compra com dinheiro nenhum do mundo. É de um valor emocional pra mim e pra minha família que vocês só fariam idéia se estivessem no coração de umas quatro gerações de vascaíno daqui de casa, a começar pelo meu Bisavô Ernesto que tinha um bandeira cruzmaltina em cima da mesa de jantar. Por vários motivos este é e sempre será um dos pontos mais emocionantes de minha trajetória como músico. Pra vocês, por usarem de ponte para essa linda homenagem uma música de minha autoria, o meu mais caloroso agradecimento e os votos de um 2008 de muitas conquistas pra todos nós torcedores do Vasco da Gama. Marcelo Camelo"[1].
            A relação entre a FJV e o presidente do clube é rompida novamente pois este proíbe a torcida de entrar com seu material nos jogos seguintes do Vasco em São Januário. Em nota à imprensa a FJV passa a chamar Eurico de presidente interino e se defende: “O G.R.T.O FORÇA JOVEM VASCO É A MAIOR TORCIDA ORGANIZADA INDEPENDENTE DO BRASIL, E NÃO DEPENDE DO SR. EURICO MIRANDA PARA NADA (...) NUNCA CONCORDARÁ COM AS COISAS ERRADAS QUE VEM ACONTECENDO COM A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO VASCO, QUE ESTA SUJANDO, LITERALMENTE, UMA BELA HISTÓRIA CRIADA COM MUITO SUOR, LÁGRIMAS E PRINCIPALMENTE TRABALHO DE SEUS TORCEDORES AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA VITORIOSA”. 
            Tanto a FJV quanto a presidência do Vasco mudariam os seus representantes em meados de 2008. Roberto Dinamite assume a presidência do clube depois de várias vitórias jurídicas com a anulação da disputa de 2006 e a remarcação de novas eleições: “em 21 de junho de 2008, a chapa pró-Dinamite venceu as eleições para formação do Conselho Deliberativo do Vasco. Eurico Miranda decidiu não participar do novo pleito. Na madrugada de 28 de junho de 2008, com participação de vascaínos ilustres antes afastados do clube e apoio maciço da torcida, o conselho deliberativo elegeu Roberto o novo presidente do clube. Em 8 de agosto de 2011, foi reeleito presidente do clube com 149 votos dos 154 possíveis no Conselho Deliberativo”[2].     
            A nova diretoria da FJV assume com o presidente interino Claudinho que emite uma nota oficial: “Reconhecendo a legitimidade da atual direção da Força Jovem, representantes do Grupo Especial de Policiamento de Estádios (GEPE) e da administração do Clube de Regatas Vasco da Gama reuniram-se no dia 21 de Julho. O Objetivo do encontro, realizado no Maracanã, era a liberação dos materiais da Torcida. A solicitação foi atendida e, nos próximos jogos, as faixas e bandeiras da Força Jovem voltaram a empurrar as vitórias Vascaínas. Durante a reunião, o GEPE e o Vasco reivindicaram o estabelecimento da Paz na Torcida para que confusões não ocorram dentro e fora de São Januário”.    
            A promessa do novo grupo que assume a torcida é marcar eleições no final do ano para regularizar a situação da torcida perante o clube e as autoridades constituídas. Mesmo atravessando todas as crises a FJV ainda era a maior torcida do Vasco e contava com um patrimônio material, humano e mercadológico invejável:  “5 bandeirões sendo 2 da FJV do Rio, 1 de Manaus, 1 de Espírito Santo e 1 de São Paulo. Mais de 100 instrumentos musicais, 75 bandeiras oficiais mais de 100 páginas dedicadas a Torcida e as Famílias na Internet. A Força Jovem possui mais de 70 mil componentes espalhados pelo rj, Brasil e pelo mundo divididos em 57 famílias” afirma Eddie, assessor de imprensa da torcida.
            Depois de ficar com a Polícia Militar (GEPE) por quase um ano, reaparece o Bandeirão da Força Jovem e várias bandeiras da torcida. Em seguida é inaugurada a nova sede na Avenida Rio Branco, 185 Sala 1706 no Centro. Na semifinal da Copa do Brasil a torcida do Vasco faz uma festa inesquecível em São Januário com muitos fogos e sinalizadores e escrevendo a palavra VASCO DA GAMA. Na FJV teve uma linda cascata.
            Em uma grande entrevista para o site SempreVasco Claudinho revela seus projetos e afirma com clareza suas opiniões sobre diversos pontos. Em resumo podemos destacar: “Quando assumi a Presidência, tive uma desagradável surpresa. Todas as bandeiras, as maiores bandeiras da Torcida, haviam desaparecido de nossa sala (...) “Muita coisa foi dita a respeito da saída do Morais, e posso falar com propriedade: houve muita mentira! A torcida não invadiu a concentração. Esperamos os jogadores saírem do vestiário para uma conversa civilizada (...) Uma das nossas metas foi reaproximar e apaziguar a Força Jovem com a Ira, que era uma torcida formada a partir de uma dissidência da Força (...). Chegou uma época em que a torcida recebia até cinco mil ingressos para jogos no Maracanã. A realidade é que esses ingressos muitas vezes são vendidos por quem os recebe, sem serem distribuídos de fato (...), não cabem saudosismos e divisões internas. Chegou o tempo de união”.
            Neste ano duas pesquisas acadêmicas são concluídas e tinham como objeto de estudo central as torcidas organizadas cariocas. Em abril, Bernardo Hollanda, defende o doutorado em História (PUC-RJ) com uma tese que investiga a formação das torcidas jovens cariocas no final dos anos 1960 até os anos 1980, época de formação da FJV. Em dezembro, eu defendia o mestrado com a pesquisa sobre a origem das torcidas organizadas no Rio de Janeiro nos anos de 1940, época em que a TOV surgiu.
            Outra novidade que surgiria em 2008, ainda contando com a capacidade de aglutinação de pessoas feitas pelo site de relacionamento Orkut, era o grupo Dinossauros da Força Jovem, reunindo pessoas com mais de 20 anos de torcida, insatisfeitos com as constantes brigas e desavenças na organização. O objetivo maior do coletivo era manter a unidade e amizade dos integrantes através de festas e reuniões sociais. Chegou a levantar a hipótese de lançar uma chapa para concorrer mas logo a ideia foi descartada.
            Em setembro entra um novo site da torcida: www.forcajovem.com.br. No mesmo mês Daniele Sperle é a nova Rainha da Força Jovem. Ela foi apresentada e coroada na festa que a FJV promoveu, quando aproximadamente duas mil pessoas lotaram a Universidade Beer Show, em São Cristóvão.    
            Roberto Monteiro era eleito vereador (14.000 votos) e Eduardo Paes prefeito da cidade. A partir de 2009, tanto o prefeito, como o governador do RJ (Sérgio Cabral) e o presidente da República (Lula), eram torcedores declarados do Vasco. 
           No dia de 15 de Dezembro foi realizada a eleição na FJV na sala da torcida em São Januário e foi eleito para o biênio 2009/2010 Luís Cláudio (Claudinho), como Presidente pela chapa “Unida e Forte”, derrotando o candidato Marcos Paulo da Costa da chapa “O Ideal Continua”.
A festa de confraternização e posse do Presidente Claudinho foi no Vasco Barra, num animado churrasco, com a presença da antiga e da nova geração e de representantes de diversas Famílias. Cerca de quase 200 torcedores da Força Jovem se reuniram para se confraternizar nesse novo momento que passa a torcida. A Diretoria do Vasco se fez presente na figura de Agostinho Taveira Filho.
   Fonte: Livro “100 anos da Torcida Vascaína”, escrito pelo historiador Jorge Medeiros.


[1] Fonte: GloboEsporte.com 18/01/2008
[2] Fonte: www,wikipedia.com.br – Roberto Dinamite

Vasco São Januário 2008

Vasco Jornal dos Sports 2008

Um comentário: